Comissão da Câmara aprova piso nacional para enfermagem

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O texto foi aprovado em votação simbólica e, agora, segue para o Plenário da Casa. A PEC já tinha sido aprovada no Senado.

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (7) uma proposta de emenda à Constituição que estabelece o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiros.

O objetivo da é garantir segurança jurídica ao projeto de lei que prevê os novos pisos para os profissionais de enfermagem.

O projeto já teve aprovação no Congresso, mas a Câmara dos Deputados ainda não levou à sanção presidencial, pois havia receio de veto de Jair Bolsonaro (PL) ou mesmo ações judiciais. Isso porque havia o risco de a proposta configurar vício de iniciativa.

Por isso, o texto da PEC determina que uma lei federal vai instituir os pisos salariais nacionais para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiros. Ou seja, permite que o projeto de lei aprovado anteriormente tenha condições legais de ser aplicado.

O projeto cria um piso de R$ 4.750 para os enfermeiros. Técnicos em enfermagem receberiam 70% desse valor, e auxiliares de enfermagem e parteiras, 50%. De acordo com a proposta, o valor será corrigido anualmente com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Segundo a relatora da PEC, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), a enfermagem é a maior categoria profissional do campo da saúde no Brasil. A parlamentar citou que a categoria é composta por 1,8 milhão de profissionais , 85,1% pertencentes ao sexo feminino.

“A Covid-19 revelou, em definitivo, a importância do SUS e de todos os profissionais de saúde, que não mediram esforços na linha de frente do enfrentamento da pandemia, ocasionando, infelizmente, em razão das condições precárias e insalubres, o óbito de 872 valorosos profissionais da área de enfermagem, com perdas irreparáveis para centenas de famílias”, disse, na justificativa do projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Pelo menos 39 pessoas morreram em grave acidente na BR-116 em Minas Gerais

A empresa de ônibus EMTRAM divulgou a lista com o nome das vítimas nas redes sociais; seis pessoas seguem...

Rafael Fonteles confere in loco o funcionamento do Programa Saúde Digital no Hospital Municipal de Bertolínia

Implantado pela Secretaria de Saúde em agosto, o programa permite o acesso da população local a teleconsultas em dez...

Por que a BR-116, palco do acidente que matou 38 em Minas, é a rodovia mais letal do Brasil

Acidente envolvendo ônibus, carreta e carro deixou ao menos 38 mortos. Para especialista, rodovia que liga Ceará ao Rio...

Com forte resfriado, papa Francisco fará sermão de domingo em casa

Decisão foi tomada por causa do clima frio em Roma O papa Francisco, que acabou de completar 88 anos, está...
spot_img

Presidente Lula informa aos ministros que fará trocas no 1º escalão

Ele tem sido pressionado por aliados do Congresso a fazer mudanças a partir da eleição para presidentes da Câmara...

Acredita no Primeiro Passo supera meio bilhão em microcrédito em mais de 56 mil operações em 2024

Iniciativa promove inclusão socioeconômica e amplia acesso ao emprego e ao empreendedorismo com parcerias estratégicas em todo o Brasil O...
spot_img

Posts Recomendados