Como o uso do celular pode atrapalhar na atividade física?

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Parte integrada na vida das pessoas, o celular proporciona agilidade na troca de informação e otimiza o dia-a-dia desde tarefas simples, até mesmo ser guiado pelo GPS.

Mas existem situações em que usar o celular pode ser um empecilho, por exemplo na hora de fazer exercícios – atividades que requerem maior foco e concentração.

Um estudo publicado na revista “Performance Enhancement & Health”, aponta que ficar no celular durante o treino compromete o equilíbrio e a estabilidade em até 45%, o que favorece lesões, quedas, entre outros tipos de acidentes.

iMAGEM – rEPRODUÇÃO

Com a ajuda do personal trainer e educador físico Tauan Gomes, da X-Concept, elencamos quatro maneiras em que ficar conectado ao aparelho afeta diretamente nos treinos.

1) Atrapalha o desempenho

O celular pode facilitar muito na academia se usado com sabedoria durante os treinos, mas, na maioria das vezes, é utilizado de maneira incorreta. Exemplo: Ao se conectar com o eletrônico, facilmente o foco, que é a musculação, é tirado.

Consequência disso é a desconcentração, que pode desencadear lesões e, futuramente, frustrações por falta de resultado dos exercícios e desmotivação por excesso de tempo no treino. Além disso, corre o risco de atrapalhar diretamente o treino de quem estiver por perto. 

Assim, Tauan orienta. “O importante é não perder o foco do treino. O celular pode ser um aliado na hora do treinamento, aos atletas mais dedicados, pois permite o uso de aplicativos como “timer”, ouvir músicas, dicas dentre outros benefícios. No entanto, pode prejudicar o rendimento por conta da distração pelo mau uso do equipamento eletrônico”, disse.

2) Aumenta as chances de se machucar devido a desconcentração

“Exato, quanto maior a distração duração de um treino maior serão as chances de cair, tropeçar, esbarrar em alguém ou em algum aparelho”, pontua o treinador.

3) Diminui a intensidade do treino e os benefícios dos exercícios

A principal finalidade de uma pausa entre as séries dos exercícios, de acordo com o personal, é permitir que o corpo se recupere o suficiente antes de iniciar a próxima série, sem perder o ritmo ou diminuir a intensidade da atividade. 

Mas, em caso do indivíduo ultrapassar o tempo de descanso, por ter se perdido no celular, Tauan pontua que “quando há um intervalo maior do que o planejado, isso pode alterar os estímulos elaborados para o treino e, consequentemente, os benefícios dos exercícios físicos serão diminuídos. Exemplo: para um atleta que visa o desenvolvimento muscular, é preciso sobrecarga e descanso adequado. Intervalos grandes podem diminuir os ganhos e causar lesão local devido ao encurtamento das fibras”.

4) Quebra de ritmo

Para finalizar, Tauan pontua que usar o celular também afeta no ritmo dos treinos, exemplo: “uma pessoa que começa muito bem, fazendo o número de repetições no tempo certo, ao se distrair no aparelho, facilmente pode perder o interesse em continuar malhando”, frisa.

“Entenda que o corpo é como uma máquina que precisa de combustível, manutenção, aquecer, esfriar no tempo exato para permanecer em alta performance”, finalizou.

SPORTLIFE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

Parceria visa garantir resolução que proíbe comercialização dos vapes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público...

Defesa de Bolsonaro alerta para risco de queda e morte na cadeia

Após divulgação do laudo médico de que o ex-presidente Jair Bolsonaro pode seguir preso na Papudinha, os advogados dele...

Lula diz que eleição será guerra e que “Lulinha paz e amor” não existe mais

Presidente pediu combate às fake news ao discursar neste sábado (7) em evento de aniversário de 46 anos do...

INSS promove mutirão para diminuir tempo de espera por perícia e BPC

Agências do INSS funcionaram hoje em 15 estados e vão abrir neste domingo (8). O INSS faz neste fim de...
spot_img

Entrada no Bolsa Família aumenta em 11,2% chance de saída da insegurança alimentar

Estudo do MDS, com base nos dados da Triagem para Risco de Insegurança Alimentar, aponta ainda que a probabilidade...

Prefeitura de Guadalupe cancela atrações deste sábado do Guadafolia em respeito à família enlutada

A Prefeitura de Guadalupe anunciou, na manhã deste sábado (7), o cancelamento da programação do Guadafolia 2026 prevista para...
spot_img

Posts Recomendados