Mesclando motores a combustão e elétricos, veículos eletrificados estão entre os que menos gastam combustível.
Com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular é possível verificar quais são os carros 0 km mais eficientes, assim como os que poluem menos. É possível também descobrir quais são os veículos híbridos, que combinam um propulsor de combustão interna a um elétrico, mais econômicos do Brasil neste ano.
A tabela do InMetro ranqueia os modelos mais econômicos pelo consumo energético, medido em MJ/km (megajoule por quilômetro), não em km/l. Graças a isso, é possível colocar na mesma tabela veículos com motores a combustão, híbridos e elétricos. Isso acontece, pois a entidade faz uma equivalência entre as diferentes medidas de consumo.
Por meio do megajoule, é possível comparar kWh, nos elétricos, e km/l, dos modelos a combustão. Para os híbridos, vale a última medida. Em caso de empate no MJ/km, o critério de desempate é o consumo urbano.
Entre os modelos mais eficientes do Brasil com propulsão híbrida, separamos os dez modelos disponíveis hoje para compra como 0 km que são mais econômicos do que qualquer carro 1.0. A maioria utiliza gasolina para o motor a combustão, mas o Toyota Corolla Cross é flex. Para manter o ranking igual para todos, foram considerados os números de consumo com gasolina apenas. Foi considerada ainda uma versão de cada carro, caso ofereça mais de uma configuração híbrida.
A lista também diferencia o tipo de eletrificação dos carros híbridos. Um híbrido convencional utiliza o propulsor a gasolina para carregar as baterias que alimentam o sistema elétrico. Já no caso dos híbridos plugáveis, ainda é possível carregá-las em uma tomada.
Conheça os carros híbridos mais econômicos do Brasil em 2021
10) Toyota Corolla Cross Hybrid
Motor 1.8
Tipo de eletrificação: Híbrido Convencional
Câmbio Automático CVT
Consumo urbano em km/l: 17,0
Consumo rodoviário em km/l: 13,9
Consumo energético MJ/km: 1,35
9) Lexus ES 300h
Motor 2.5
Tipo de eletrificação: Híbrido Convencional
Câmbio Automático CVT
Consumo urbano em km/l: 16,0
Consumo rodoviário em km/l: 15,4
Consumo energético MJ/km: 1,34
8) Lexus UX 250h
Motor 2.0
Tipo de eletrificação: Híbrido Convencional
Câmbio Automático CVT
Consumo urbano em km/l: 16,7
Consumo rodoviário em km/l: 14,7
Consumo energético MJ/km: 1,34
7) Porsche Cayenne E-Hybrid
Motor 3.6 V6 turbo
Tipo de eletrificação: Híbrido Plugável
Câmbio Automático, 8 marchas
Consumo urbano em km/l: 16,0
Consumo rodoviário em km/l: 18,1
Consumo energético MJ/km: 1,24
6) Honda Accord Hybrid Touring
Motor 2.0
Tipo de eletrificação: Híbrido Convencional
Câmbio Automático CVT
Consumo urbano em km/l: 17,6
Consumo rodoviário em km/l: 17,1
Consumo energético MJ/km: 1,20
5) Porsche Panamera 4 E-Hybrid
Motor 2.9 V6 turbo
Tipo de eletrificação: Híbrido Plugável
Câmbio Automático, 8 marchas
Consumo urbano em km/l: 18,4
Consumo rodoviário em km/l: 20,3
Consumo energético MJ/km: 1,08
4) Jaguar F-Pace PHEV
Motor 2.0 turbo
Tipo de eletrificação: Híbrido Plugável
Câmbio Automático, 8 marchas
Consumo urbano em km/l: 18,8
Consumo rodoviário em km/l: 19,4
Consumo energético MJ/km: 1,08
3) Volvo S60 Recharge
Motor 2.0 turbo
Tipo de eletrificação: Híbrido Plugável
Câmbio Automático, 8 marchas
Consumo urbano em km/l: 21,9
Consumo rodoviário em km/l: 22,5
Consumo energético MJ/km: 0,91
2) BMW 530e
Motor: 2.0 turbo
Tipo de eletrificação: Híbrido Plugável
Câmbio Automático, 8 marchas
Consumo urbano em km/l: 22,6
Consumo rodoviário em km/l: 23,6
Consumo energético MJ/km: 0,87
1) BMW 330e
Motor: 2.0 turbo
Tipo de eletrificação: Híbrido Plugável
Câmbio Automático, 8 marchas
Consumo urbano em km/l: 23,8
Consumo rodoviário em km/l: 26,8
Consumo energético MJ/km: 0,79
Thiago Morenocolaboração para o CNN Brasil Business