A capital piauiense vai receber nos dias 25 e 26 de março o primeiro Congresso Técnico do esporte.
Chega ao estado do Piauí uma nova modalidade esportiva para toda a comunidade, o Manbol. Nos dias 25 e 26 de março, a capital piauiense vai receber o primeiro Congresso Técnico de Implementação de Manbol do estado, sendo o primeiro da região Nordeste a aderir a modalidade esportiva. O esporte é considerado novo, tendo surgido em 2004.
O evento vai ser dividido em dois dias, acontecendo na escola municipal Noé Fortes, em Teresina. O sábado (25), vai ser dedicado a parte teórica e prática, relacionadas ao esporte. Já o segundo dia, conta com a competição em si, reservando uma premiação para a dupla ganhadora de R$ 1,000.
Apesar do congresso e do torneio acontecerem somente neste final de semana, a Federação de Manbol do Piauí (FMPI) já realizou oficinas no Parque da Cidadania, reservadas para instruções e treinamentos envolvendo o esporte. Segundo informações de Talyson Frederick, membro da FMPI.
“O esporte ele chegou recentemente, mas já estamos com dois finais de semanas reservados para oficinais, no Parque da Cidadania, com apresentação do esporte, falando da dinâmica para aqueles que querem participar. E vamos continuar, todos os finais de semana podem nos encontra lá”, contou
Ainda segundo Talyson, o projeto possui o objetivo de consolidar o esporte dentro do estado, onde vão visitar escolas para poder falar sobre a nova modalidade esportiva que chega ao país. “Nós tivemos o apoio da secretária de esporte e educação de Teresina, apresentamos o projeto. E a nossa meta mesmo é consolidar o esporte dentro do nosso estado, visitando cada escola, falando um pouco desse esporte que já está consolidado”, pontuou.
Mas afinal, o que é o Manbol?
O Manbol foi criado em 2004 por Rui Hildebrando, na cidade de Belém do Pará, sendo 100% brasileiro. Além disso, o esporte é o único a ser jogado com presença de duas bolas simultaneamente. O esporte surgiu a partir de uma brincadeira de crianças, que consistia em jogar mangas uma para as outras. A modalidade é bem dinâmica, contando com a agilidade e raciocínio lógico daquele que prática.
O objetivo do Manbol é similar ao do vôlei: o jogador tem que arremessar a bola na quadra do adversário por cima da rede com o objetivo de defini-la no campo oposto. A enorme diferença é que se joga com duas bolas simultâneas. Por isso, existem critérios de pontuação diferentes.
A quadra para prática do Manbol mede 10m de comprimento, por 5m de largura. É dividida ao meio, por uma rede de 1,65m de altura. 2 metros antes da linha de fundo, existe uma linha que demarca o fim de uma área chamada 2-L.
Como se inscrever no torneio? A inscrição é feita de forma gratuita, segundo informações de Talyson Frederick, aqueles que estiverem interessados em participar do torneio que acontece no domingo (26), podem entrar no Instagram da federação: @manbolpiaui e acessarem o link na biografia da página para realizar a inscrição.