Conheça os benefícios do óleo de coco para quem faz exercícios físicos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ao contrário de produtos como o azeite de oliva, que demoram carboidratos a serem metabolizados, ou que geram pico glicêmico mas se esgotam rapidamente, gordura do óleo de coco é ótimo para atividades físicas.

Quem faz atividades físicas sabe da importância de ter uma boa fonte de energia para obter o melhor rendimento possível. Isso acontece porque o alimento que ingerimos antes da prática é o combustível que nosso corpo utiliza para a queima metabólica.

Foto: Freepik

Assim, essa ingestão seja atendida não ter o resultado esperado para o exercício da nossa saúde. O ideal, portanto, é algo que seja facilmente utilizado e fornecido energia imediatamente e que seja alimentado imediatamente. E todas essas características são todas no óleo de coco extravirgem.

De acordo com a nutricionista funcional esportiva Ana Paula Karam, por ser uma gordura de cadeia média, o óleo de coco não passa pelo fígado. Isso significa que ele é disponibilizado rapidamente como energia após o consumo.

“Trata-se de uma gordura muito semelhante à encontrada no leite materno. Por esse motivo, o produto é muito usado em cafés energéticos antes de treinos, por exemplo”, revela.

Outra característica importante do composto é que, apesar de fornecer combustível de maneira imediata, essa energia não é consumida de maneira rápida. “Ao contrário dos carboidratos, que ingerir um pico glicêmico e você você algo novamente após 30 minutos de exercício, o óleo de coco leva mais tempo para ser digerido e sustenta a prática por muito mais tempo”, explica o especialista.

Já outros tipos de gordura, como o azeite de oliva, que é de cadeia longa, não trazem essas vantagens. Por contar com uma estrutura molecular maior, seu período de metabolização acaba sendo diferente.

“O azeite não é indicado antes de usar por mais tempo para se transformar em energia. Já o óleo de coco fica disponível para o corpo entre 15 e 30 minutos após a ingestão. Ou seus recursos vão diretamente para a capacidade da atividade física”, completa.

Como consumir?

Para obter benefícios e garantir uma prática saudável, ou seja, a atividade extravirtual é o óleo de coco consumido puro ou adicionado a um café, antes de começar uma atividade.

A pessoa deve ingerir apenas 5g do composto, que é a quantidade mínima para obtermos os efeitos positivos. Depois, uma porção pode ser superior para até 10g, ou equivalente a uma colher de sopa.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Show católico com Adriana Melo encerra festejos de Nossa Senhora de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O show católico da cantora Adriana Melo, realizado na noite desta sexta-feira, 12...

Piauí participa do maior mutirão de cirurgias da história do SUS neste fim de semana

O Hospital da Polícia Militar (HPM) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) participarão da ação, que faz parte do...

Moraes diz que retirada de sanções contra ele e esposa é ‘vitória do Judiciário brasileiro’

Ministro do STF agradeceu atuação do presidente Lula; Estados Unidos retiraram ele e a esposa da lista da Lei...

Banco do Brasil adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

Uma das maiores instituições financeiras do país vai passar a disponibilizar crédito orientado para os inscritos no Cadastro Único O...
spot_img

MS realiza o maior mutirão da história do SUS com mais de 61,6 mil cirurgias e exames neste fim de semana

São quase 200 hospitais mobilizados em todo o país para atender a população, com mais de 11,5 mil cirurgias...

Prefeito e Governador de São Paulo pedem a Lula ajuda com o apagão da Enel

Os apagões da Enel têm sido constantes sempre que ocorrem eventos climáticos. O governo federal e o governo estadual...
spot_img

Posts Recomendados