Consórcio Nordeste discute a integração dos estados na estratégia Brasil Sem Fome

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ministro Wellington Dias participou da reunião de governadores em João Pessoa (PB).

Promover a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único, a integração dos estados na estratégia Brasil Sem Fome e o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome participou da reunião dos governadores do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), na sexta-feira (28), em João Pessoa (PB).

É isso que o presidente Lula propôs para este mandato. Estou bastante animado e acredito no Nordeste como a região que vai tirar mais brasileiros e brasileiras da pobreza e da extrema pobreza”

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome 

A reunião do consórcio de governadores tratou ainda da criação do Fundo Nordeste de Investimentos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além disso, foi assinado Termo de Cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para que os Estados desenvolvam ações de combate à fome.

“Entre as 21 milhões de famílias que estão no Bolsa Família, 9,7 milhões são do Nordeste. É menor do que foi há alguns anos, mas ainda é um número elevado comparado ao patamar que chegamos entre 2012 e 2014, quando o Brasil saiu do Mapa da Fome. Todas as vezes que a gente tem política para reduzir a pobreza e a extrema pobreza, tem também o crescimento econômico e da classe média”, comentou Wellington Dias.

Wellington Dias

Selando um compromisso com o Nordeste, o chefe do MDS anunciou a retomada do Programa Cisternas. O objetivo é entregar 36 mil unidades para todos os estados do Nordeste ainda em 2023, com foco no semiárido. A pasta prevê a assinatura do acordo relacionado à iniciativa no próximo mês.

O Programa Cisternas se insere no contexto de promoção de ações de adaptação climática e de melhoria da qualidade de vida das populações rurais, com grande incidência no território semiárido brasileiro.

“É isso que o presidente Lula propôs para este mandato. Estou bastante animado e acredito no Nordeste como o estado que vai tirar mais brasileiros e brasileiras da pobreza e da extrema pobreza”, prosseguiu o ministro.

Existem 990 mil famílias sem acesso à água em todo território brasileiro, de acordo com os dados do Cadastro Único. Destas, 701 mil estão no semiárido. Na estratégia do programa haverá uma atenção especial aos povos indígenas e comunidades tradicionais, que deverão ser priorizados no atendimento.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, também esteve na reunião e apresentou o Plano Plurianual Participativo (PPA Participativo) aos governadores João Azevedo (PB), Fatima Bezerra (RN), Raquel Lyra (PE), Paulo Dantas (AL), Elmano de Freitas (CE), Carlos Brandão (MA), Fábio Mitidieri (SE) e ao vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, que representaram seuss respectivos estados.

Na última quarta-feira (26.04), o ministro Wellington Dias esteve em Teresina para a reunião do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e reconheceu a importância do encontro para retomar as políticas públicas da assistência social de forma coletiva.


“São discussões e debates com profissionais, gestores e instituições governamentais que nos direcionam para as principais necessidades da área”, disse o mandatário do MDS. Esta reunião tem como objetivo a mobilização para a realização da Conferência Nacional 2023, que acontece de 5 a 8 de dezembro, em Brasília, focado nas questões de controle social do SUAS.


Em 31 de março, uma solenidade no Palácio do Planalto marcou a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e a reestrutuação da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), o que possibilitou a retomada do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) como instrumento do Estado brasileiro para garantir o direito à alimentação da população brasileira.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Dados do Sinesp mostram que quase 24 mil menores tiveram o desaparecimento registrado no país em 2025. Segundo dados do Sistema...

Fim de semana com previsão de chuva no Piauí; veja onde a chuva será mais intensa

A recomendação é que a população acompanhe as atualizações diárias da previsão do tempo, especialmente em regiões onde o...

Planalto informa que exame de Lula após cirurgia de catarata apresenta evolução satisfatória

Presidente fez uma cirurgia de catarata na última sexta-feira (30), e voltará às atividades habituais na segunda-feira (2), após...

Washington Bandeira diz desconhecer articulação para o Senado

O pré-candidato a vice-governador do Piauí, Washington Bandeira, afirmou que não tem conhecimento de articulações para uma eventual candidatura...
spot_img

PSD tenta se destacar como alternativa de direita, enquanto Flávio segue na frente

Levantamento mais recente da Quaest aponta que eleitorado da direita não bolsonarista apoia majoritariamente o candidato indicado por Bolsonaro. Com...

Cruzetão FC conquista o título do 30º Torneio de Futsal de Férias em Guadalupe; premiação é entregue aos destaques da competição

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Cruzetão FC sagrou-se campeão do 30º Torneio de Futsal de Férias –...
spot_img

Posts Recomendados