Corpo de Bombeiros já combateu 442 incêndios florestais no Piauí em 2024

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O período mais quente do ano é marcado por alta incidência de fogo em vegetação no Estado

Com a chegada das altas temperaturas, a umidade do ar tende a diminuir, tornando as vegetações mais secas e, consequentemente, mais suscetíveis ao fogo. O período mais quente do ano, conhecido na região Nordeste como B-R-O-Bró, chega a registrar temperaturas de até 40°C.

As regiões com maiores temperaturas e menores taxas de umidade relativa do ar são mapeadas com apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, além da Defesa Civil. Devido a maior incidência de incêndios florestais nesse período, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí tem reforçado as missões de combate ao fogo em grande parte do Estado.

De janeiro a setembro de 2024, 442 ocorrências de incêndios florestais foram atendidas pelo CBMEPI. Somente em agosto e setembro deste ano, foram registradas 284 ocorrências dessa mesma natureza. A instituição esteve presente em municípios como Picos, Floriano, Parnaíba, Oeiras, Itainópolis, Nazária, Santana do Piauí, São João do Piauí, Pedro Laurentino, Uruçuí, São Miguel do Tapuio, Assunção do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira e Santa Cruz do Piauí, atendendo estas ocorrências.

Divulgação

“O Corpo de Bombeiros vem atuando nesse período mais crítico do ano, fazendo o atendimento das ocorrências de incêndio com suas equipes escaladas de maneira ordinária, ou seja, as equipes comumente de plantão, além das equipes de pronto emprego, que são escaladas pelo comando operacional e atuam principalmente em ocorrências de incêndio que acontecem nos municípios mais distantes das unidades fixas do CBMEPI”, esclareceu o comandante operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, coronel Egídio Leite.

“A integração entre Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente, Ibama e Polícia Militar, no enfrentamento de ocorrências mais específicas, também faz toda a diferença em nosso plano de ação. O apoio das brigadas municipais também tem papel significativo nesse enfrentamento”,  finalizou o comandante operacional.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...
spot_img

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...
spot_img

Posts Recomendados