Covid: Ministério da Saúde amplia 4ª dose para maiores de 40 anos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Vacinação desse público já havia sido iniciada em algumas unidades da federação por meio de iniciativas próprias, como o Distrito Federal.

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (20/6), a ampliação da dose de reforço contra a Covid-19 para pessoas a partir dos 40 anos de idade. A vacinação desse público já havia sido iniciada em algumas unidades da federação por meio de iniciativas próprias. É o caso do Distrito Federal.

Agora, com a recomendação federal, todos os estados poderão aplicar a quarta dose da vacina em adultos de 40 anos ou mais. A medida vale para quem iniciou o esquema vacinal com Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca. A orientação do Ministério da Saúde é de que a quarta dose seja aplicada com vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

Para quem recebeu a vacina da Janssen também há novidade. A orientação anterior era a seguinte: dose única + dose de reforço após dois meses para adultos a partir dos 18 anos. Agora, a recomendação do governo é de que seja aplicada uma segunda dose de reforço para os adultos de 18 a 39 anos de idade.

O governo também aprovou a inclusão do terceiro reforço para adultos a partir dos 40 anos de idade que tomaram Janssen. Para este público, a orientação é a seguinte: dose única + primeiro reforço (dois meses após a última aplicação) + segundo reforço (quatro meses após a última aplicação) + terceiro reforço (quatro meses após a última aplicação).

De acordo com a pasta, o país ainda tem 22 milhões de pessoas com a aplicação da segunda dose do esquema primário em atraso. Também há 62 milhões de pessoas com a primeira dose de reforço em atraso.

Além disso, há 27 milhões de brasileiros com a aplicação da segunda dose de reforço atrasada. “Estamos, a partir de hoje, reforçando a campanha para buscarmos cada vez mais essa vacinação. Chegamos, oficialmente, ao fim da emergência sanitária, mas a vacinação precisa continuar. Não podemos relaxar”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros. Segundo a pasta, foram distribuídas 519,8 milhões de doses de vacina aos estados e municípios desde o início de 2021.

Com informações do Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

TRE inicia escolha de mesários para atuar na eleição de outubro

A Justiça Eleitoral iniciou nesta terça-feira (05) o processo de escolha dos mesários que vão atuar na eleição de...

Casal é preso pela segunda vez suspeito de fazer distribuição de drogas em Floriano

Segundo investigação da Polícia Civil, os suspeitos traziam drogas de fora da cidade e distribuíam para outros traficantes dentro...

WhatsApp vai permitir que usuário oculte que está online, diz site

O WhatsApp deve lançar em breve a opção que permite aos usuários esconder que estão online em seu status...

UFPI anuncia corte de R$ 7,7 milhões e diz que manutenção do custeio se agrava

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou, nesta segunda-feira (04), que sofreu um corte em seu orçamento que chega...
spot_img

SBT demite Léo Lins após piadas sobre crianças com hidrocefalia e Teleton

No último final de semana, viralizou um vídeo em que Lins debocha de uma criança com hidrocefalia. O humorista Leo...

Entra em vigor lei que cria o Dia Nacional da Natação

A Lei que institui o Dia Nacional da Natação para ser comemorado dia 2 de agosto foi sancionada pelo...
spot_img

Posts Recomendados