De barriga para cima, de bruços ou de lado: a qual posição certa para dormir?

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sono é um dos pilares da nossa saúde, já que promove a recuperação física e mental.

Passamos um terço de nossas vidas dormindo ou descansando. E o sono é um dos pilares da nossa saúde, já que promove a recuperação física e mental. Uma noite bem dormida pode resultar em um dia mais produtivo, sem dores e desconfortos. Mas existe uma posição “correta” ou “ideal”?

Gustavo Moreira, diretor médico do Instituto do Sono, conta que mudamos de posição de quatro a cinco vezes durante a noite. E o mais importante é “ter habilidade para trocar de posição” durante o sono.

A posição ideal vai depender da preferência de cada um. No entanto, como toda regra tem exceções, isso não vale para recém-nascidos. No primeiro ano de vida, o recomendado é dormir de barriga para cima, alerta o diretor médico do Instituto do Sono.

Mas não dizem que dormir de lado é a melhor opção? De maneira geral, sim. Isso porque dormir de lado promove o alinhamento da coluna vertebral e é a posição com menor probabilidade de resultar em dores nas costas.

Divulgação

O ortopedista lembra que a altura do travesseiro não deve ser muito alta, nem muito baixa. É importante notar se o pescoço está alinhado com o corpo quando a pessoa está deitada.

Dormir de lado, segundo especialistas, também ajuda a reduzir o ronco, a azia e é bom para a digestão. Em contrapartida, pode causar dor nos ombros e nos quadris.

Outra boa posição é a famosa dormir de barriga para cima. “Algumas pessoas só conseguem dormir assim. Quem tem problema na coluna às vezes precisa colocar um travesseiro embaixo do joelho para a perna dobrar um pouco, principalmente quem tem problema no ciático, pinçamento na coluna”, orienta Bergamaschi.

A posição pode ser benéfica para pessoas com dor na lombar, com dor no pescoço e quem sofre com congestão nasal. Já para quem ronca e tem apneia do sono, quem tem algum tipo de dor nas costas ou refluxo, dormir de barriga para cima pode não ser a melhor opção.

  • Tem quem prefira dormir de bruços, mas a posição é a menos indicada, pois não é ergonomicamente adequada. “Temos algumas curvaturas fisiológicas, como a do pescoço, da região lombar. Quando estamos de bruços, invertemos todas essas curvas” alerta o ortopedista.

Como a posição coloca pressão sobre a lombar e o pescoço, ela pode provocar dores. A torção do pescoço para um lado durante várias horas também pode resultar em desconforto e rigidez. Dormir com um travesseiro mais fino (ou sem) pode aliviar a dor no pescoço. Outro travesseiro na parte inferior da barriga pode reduzir a dor lombar.

Posições para dormir — Foto: Dhara Assis/Infográfico g1

Posições para dormir — Foto: Dhara Assis/Infográfico g1

Raphael Marcon, ortopedista do Hcor, explica que a má postura durante o sono pode levar a uma carga excessiva sobre as estruturas da nossa coluna, resultando em dor. “A dor é o principal sinal de que podemos não estar dormindo em uma posição adequada”, completa.

E a conchinha? Ela pode ajudar o casal a ter um sono mais reparador. Segundo um estudo publicado na revista Frontiers in Psychiatry, dormir de conchinha pode aumentar em até 10% o tempo de sono no estágio REM, estágio associado ao sonho e à consolidação da memória.

Gustavo Moreira reforça que o mais importante é que a pessoa se sinta confortável com a posição escolhida. Além disso, outras atitudes ajudam no dormir bem: atividade física, alimentação adequada, regularidade nos hábitos e oportunidade de sono adequado.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeitura de Guadalupe realiza o “Arraiá da Terceira Idade” para os membros do CCI

A prefeita Neidinha Lima e a secretária de assistência social, Ana Lúcia, recepcionaram os idosos no Clube Municipal Mandacaru. A...

Piauí Rally Cup fará ação socioambiental com crianças e turistas para limpeza de praias

Evento preparou ação de recolhimento de lixo nas praias e conscientização para a preservação ambiental. A organização do Piauí Rally Cup preparou...

Alepi aprovará empréstimos de R$ 150 milhões para o Governo do Piauí na próxima semana

Recursos serão usados para estruturação do metrô em Teresina e construção de cisternas no semiárido. Segundo o deputado estadual Fábio...

WhatsApp deixa de funcionar em 17 modelos de celular no mês de julho; confira a lista

Estão incluídos diversos modelos que funcionam com o sistema operacional Android A partir de julho de 2024, o WhatsApp deixa...
spot_img

Ministro Wellington Dias destaca avanço no combate à fome com redução de índice de desigualdade

Em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, titular do MDS falou sobre crescimento e o aumento da...

Professores e técnicos universitários assinam acordo e encerram greve

Técnicos terão reajuste médio de 31,2% em quatro anos O governo federal assinou nesta quinta-feira (27), em Brasília, acordos com entidades...
spot_img

Posts Recomendados