Decisão do STF pode anular eleição de Severo Eulálio para a presidência da Alepi

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A informação foi antecipada pelo presidente da Casa, Franzé Silva.

A eleição do deputado estadual Severo Eulálio (MDB) para a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) pode ser anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi antecipada pelo presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), nesta segunda-feira (29).

Severo Eulálio

O risco quanto à eleição se dá após o Supremo suspender a escolha antecipada à presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins para o biênio 2025/2026. A liminar foi deferida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), pelo ministro Dias Toffoli, e será submetida à votação no Plenário até o dia 16 de junho.

Franzé Silva e Severo Eulálio foram eleitos para os biênios 2023/2024 e 2025/2026, respectivamente, em uma eleição unificada da Mesa Diretora, em fevereiro de 2023. Para isso, os deputados da Alepi aprovaram uma mudança no regimento interno da Alepi, assegurando a legalidade do pleito.

Franzé Silva

Assim, havendo a manutenção da decisão contra a Assembleia do Tocantins, segundo Franzé Silva, a Alepi deve se adequar à medida deliberada pelo STF e anular o resultado do pleito antecipado.

“Vindo a aprovação por parte do Pleno, a decisão hoje dialogada entre os deputados e deputadas é que a Casa vai acatar. Nós iremos fazer um ano anulando a eleição para o segundo biênio”, disse.

Manutenção do acordo

Embora haja a possibilidade da anulação do pleito, o presidente Franzé Silva garantiu que permanecerá vigente o acordo para a eleição do deputado Severo Eulálio à presidência. O pleito só deverá ocorrer na primeira sessão ordinária de 2025.

“O nome é o do deputado Severo, que foi colocado no acordo anterior. Então, só iremos ter essa eleição dentro do que determina o regimento, que é dentro do período próximo da próxima legislatura”, finalizou.

Com informações do Clube News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Médico com câncer incurável no cérebro cria o próprio tratamento e está livre da doença

O médico Richard Scolyer descobriu no ano passado que tinha glioblastoma, um tipo de câncer incurável no cérebro. Aí...

Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul e pede foco em outros itens

Peças de vestuário já correspondem a 70% dos donativos arrecadados nas agências dos Correios, em todo o Brasil. Os Correios...

STF elege Mendonça para a vaga de Moraes no TSE e novo ministro diz que será ‘imparcial’

André Mendonça foi indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível por decisão do TSE. O ministro do...

Porto Alegre enfrenta lixo na rua, ratos e insetos, após recuo da água

Mais de 300 toneladas de entulho já foram retiradas A água está em tendência de baixa na capital Porto Alegre,...
spot_img

Secretaria da Saúde alerta municípios piauienses sobre edital de reposição do Mais Médicos

Nesta etapa, é necessário que os gestores municipais renovem a adesão ao programa através do sistema presente na plataforma...

MDS e Defensoria Pública do Maranhão unem forças para garantir acesso à documentação básica

"O documento abre portas para a cidadania, permitindo o acesso ao Cadastro Único e a direitos como Bolsa Família,...
spot_img

Posts Recomendados