Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Decreto no Piauí determina que comércio funcione até às 17h; bares e restaurantes, às 23h

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governo do estado publicou na noite desta terça-feira (26) novo decreto determinando medidas mais duras para conter o avanço da Covid-19.

Entre as medidas está o funcionamento do comércio até às 17h, sendo que bares e restaurantes só podem abrir até às 23h.

O decreto de Nª 19.445, de 26 de janeiro de 2021, estabelece medidas sanitárias mais restritivas que ser respeitadas antes e durante o período das festas carnavalescas.

O objetivo é barrar o crescimento do número de casos da Covid-19 no Piauí e evitar um colapso na rede de saúde. As normas deverão prevalecer até o dia 21 de fevereiro.

O documento determina a suspensão, em todo o Piauí, da realização de festas ou eventos comemorativos do carnaval, incluindo prévias carnavalescas e similares, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por entes públicos ou pela iniciativa privada. Da mesma forma, fica estabelecido que o poder público não poderá financiar ou apoiar eventos carnavalescos no período de vigência do decreto.

A decisão legisla também sobre a suspensão das atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e demais estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.

Bares e restaurantes só poderão funcionar até as 23h, proibida a utilização de som ambiente, seja através de música ao vivo, som mecânico ou instrumental. Para o comércio fica estabelecido o funcionamento até às 17h e de 12h às 21h para shoppings centers. Também está proibida a concessão de ponto facultativo nas repartições públicas no período definido em calendário para o carnaval, especialmente nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2021.

O uso de máscara de proteção continua obrigatório, principalmente para a permanência de pessoas em espaços públicos abertos de uso coletivo, como parques, praças, praias e outros.

Para manter o cumprimento da lei, durante o calendário do carnaval e barrar o avanço da pandemia no Piauí, a fiscalização será de responsabilidade da Vigilância Sanitária Estadual com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal. Vale destacar que em caso de desobediência, poderá ser solicitado o apoio da Polícia Federal e do Ministério Público.

O documento é baseado na avaliação epidemiológica e nas recomendações do Comitê Científico apresentadas na reunião do Comitê de Operações Emergenciais – COE/PI da última segunda (25). O governador Wellington Dias afirma que as medidas são necessárias para conter o avanço da COVID-19. “O que acontece no Brasil hoje, e não diferente no Piauí, é a necessidade de muita responsabilidade para evitar o colapso da nossa rede de saúde. Nosso objetivo é conter a transmissibilidade e salvar vidas”, explica o chefe do executivo estadual.

Do Cidadeverde.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ministro Wellington Dias assina portaria que reduz tempo de permanência no Bolsa Família

A nova regra assinada pelo ministro do Desenvolvimento Social entra em vigor no dia 12 de junho de 2025. O...

Estudantes de Zootecnia em Guadalupe serão beneficiados com curso de Processamento de Frutas Tropicais

Promovida pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, a capacitação será ministrada de 20 a 23 de maio...

Contrato de Neymar com o Santos prevê pagamento de R$ 105 milhões em cinco meses

Clube destina 25% do orçamento da temporada para pagar salários e direitos de imagem do atacante. O retorno de Neymar...

Guadalupe terá Dia “D” de vacinação contra gripe e HPV neste sábado, 17 de maio, diz secretária Amanda Souza

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoverá neste sábado, 17 de maio,...
spot_img

AGU dá 24h para Meta e TikTok removerem conteúdos sobre Janja

Postagem alvo de questionamento sugere que Janja teria sido barrada com malas de dinheiro na Rússia. A Advocacia-Geral da União...

Falso líder religioso é preso e família é resgatada após 5 anos de cárcere e maus-tratos em Baixa Grande do Ribeiro

Um homem de 41 anos foi preso em flagrante nesta quarta-feira (14), acusado de manter a esposa, o filho...
spot_img

Posts Recomendados