O governo do Piauí publicou um decreto que torna facultativo o uso de máscaras em ambientes abertos, semiabertos ou fechados no estado. O documento, assinado pelo governador Rafael Fonteles(PT), está disponível na edição desta segunda-feira(16) do Diário Oficial.
Devido ao aumento de casos, no dia 28 de novembro de 2022, a então governadora Regina Sousa (PT) havia publicado um decreto tornando o uso de máscara obrigatório em ambientes fechados para todos os públicos, e em ambientes abertos apenas para idosos e imunossuprimidos.
Com uma nova redução de casos e de óbitos, o Comitê de Operações Emergenciais de combate a Covid-19 se manifestou no dia 11 de janeiro, por tornar facultativo o uso de máscara.
Agora com o novo decreto, fica determinado, em todo o Estado do Piauí, o uso facultativo de máscaras em ambiente aberto, semiaberto ou fechado, seja público ou privado.
Permanece obrigatório em consultórios por trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes em clínicas, unidades estabelecimentos assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação.
O governador ainda recomendou a continuidade do uso de máscaras para gestantes, idosos e imunossuprimidos.
No decreto, Rafael Fonteles também recomenda que a população mantenha a frequente higienização das mãos e o cumprimento do ciclo vacinal completo, incluindo doses de reforços, para todas as idades recomendadas, de acordo com calendário vacinal definido pelo Ministério da Saúde.