Segundo o secretário, cerca de 80% dessas famílias estão localizadas no bairro Mafrense, zona norte de Teresina.
Subiu mais uma vez o número de famílias desabrigadas em Teresina devido às fortes chuvas que atingem a capital. De acordo com o último levantamento repassado na manhã desta segunda-feira (03) pelo secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Ribeiro, pelo menos 120 famílias precisaram deixar suas casas por causa dos impactos das chuvas.
“Hoje nós temos em torno de 120 famílias desabrigadas em Teresina, 80% dessas famílias estão localizadas no bairro Mafrense. Ontem nós passamos dando assistência a essas famílias, estamos levando essas famílias para os colégios do bairro Mafrense e Poti Velho”, explica Carlos Ribeiro.
O gestor informou ainda que as famílias desabrigadas estarão inclusas no programa Família Solidária, da Prefeitura de Teresina, onde receberão um auxílio de R$ 300 por mês.
Carlos Ribeiro ressaltou também que o lixo nos bueiros é um dos principais causadores dos alagamentos na capital. O secretário fez um pedido para que a população descarte o lixo nos locais apropriados.
“A questão maior que acontece esses alagamentos é que boa parte da população joga lixo no meio das ruas, esse lixo entope os bueiros, então quando chega esse período de chuva, que as águas tentam fluir e não consegue porque os bueiros estão entupidos. Então a gente pede sempre que a população coloque o lixo no local apropriado para não contribuir com essa situação que nós estamos passando em Teresina”, ressalta o gestor.
Centro de Teresina
No Centro de Teresina, pelo menos cinco famílias também foram realocadas ao longo do domingo (02) e outras 37 outras seguem sendo monitoradas em um trecho localizado na Vila Apolônia.
O superintendente executivo das Ações Administrativas Descentralizadas Centro, José Alberto, que atende a região e esteve acompanhando a remoção, fez um relato sobre a situação das famílias atingidas.
“Tem um trabalho de convencimento para que as pessoas deixem os locais de risco. Em um primeiro momento estamos conversando como cada pessoa para verificar se podem ser levadas para outro local ou para a casa de um familiar. Se não a Prefeitura, por meio de suas secretarias, estruturou um local onde serão devidamente acolhidas”, descreveu.
Transtornos na capital
As fortes chuvas que vem atingindo Teresina têm causado transtornos na capital. No sábado (01), um chef de cozinha morreu após ter o carro arrastado pela correnteza e cair em um grotão no bairro Satélite, zona Leste.
Outros pontos de alagamentos também foram registrados nesse final de semana no bairro Jockey, zona Leste, onde carros ficaram ilhados e outros arrastados pelas ruas da região. O trecho das obras da galeria localizado entre as ruas Eustáquio Portela e Homero Castelo Branco causaram problemas. Imagens gravadas por moradores da região mostram veículos sendo levados e motoristas sendo resgatados com a ajuda de populares e do Corpo de Bombeiros.
Situação de emergência
Na manhã desse domingo (02), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), decretou situação de emergência na cidade, devido aos alagamentos registrados. O documento permite que o Poder Municipal tome medidas em caráter de urgência em relação a situação na capital.
Alerta de chuvas
Um novo alerta laranja emitido na manhã desse domingo (02) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca a possibilidade chuvas intensas no Piauí para as próximas 24 horas. De acordo com o comunicado, podem ocorrer chuvas de até 100 milímetros/dia, com ventos que podem chegar a até 100 km/h.
Com informações do Cidade Verde