Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Defesa de Braga Netto diz que denúncia de golpe é “fantasiosa”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Prazo para manifestação dos advogados terminou nesta sexta-feira

A defesa do general Braga Netto disse na peça de defesa nesta sexta-feira (7) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a denúncia da trama golpista formalizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) é “fantasiosa”. Os advogados também questionaram a legalidade da delação do tenente-coronel Mauro Cid.

As declarações fazem parte da manifestação da defesa do general, um dos 34 denunciados pela procuradoria ao Supremo. O prazo para a defesa do militar se manifestar terminou nesta sexta-feira.

No documento enviado ao STF, os advogados negam que Braga Netto tenha relação com os atos golpistas de 8 de janeiro e com o plano para impedir o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A defesa também alega que o general tem 40 anos de “bons serviços ao Exército Brasileiro sem qualquer mácula em seu currículo”.

Fernando Frazão/Agência Brasil

“A fantasiosa acusação lançada pela PGR não será capaz de manchar a honra e a trajetória de vida do general Braga Netto”, afirma a defesa. 

Os advogados também argumentam que a acusação é “vazia” e alegam falta de acesso total às provas da investigação. 

“O conjunto excessivo de informação despejado nos diversos procedimentos que compõem o presente caso se mostra, ainda, totalmente desorganizado, a ponto de impedir a identificação da prova referente a cada alegação acusatória”, completaram os advogados.

Sobre a delação de Mauro Cid, a defesa do general Braga Netto diz que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro foi coagido a incriminar o militar.

“Fatos como estes levam a crer que o colaborador não agiu de forma voluntária, pois foi coagido pela PF a corroborar com a linha investigativa por ela sustentada, retirando toda a espontaneidade da declaração de Mauro Cid”, concluiu a defesa.

Dinheiro

Os advogados também rebaterem a acusação de que Braga Netto teria entregue R$ 100 mil a Mauro Cid. Segundo o delator, a quantia foi dada a ele em uma sacola de vinho para financiar o plano golpista.

Para a defesa, não há provas da acusação. “Além de referida afirmação ter sido extraída à fórceps do colaborador após coação, muitas mudanças de versões, e através de delação completamente viciada e desprovida de provas sustentadoras do relato, a denúncia não narra as circunstâncias de referido financiamento”, argumenta a defesa.

Prisão

Em dezembro do ano passado, Braga Netto foi preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito do golpe.

Segundo as investigações da Polícia Federal, ele estaria obstruindo a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado no país para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.

A Polícia Federal identificou que o general, indiciado por ser um dos principais articuladores do plano golpista, tentou obter dados sigilosos da delação de Mauro Cid.

Após a prisão, a defesa negou que Braga Netto tenha obstruído as investigações

Julgamento

Após a entrega de todas as defesas, o julgamento da denúncia vai ser marcado pelo STF.

O processo será julgado pela Primeira Turma do Supremo. O colegiado é composto pelo relator da denúncia, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Pelo regimento interno da Corte, cabe às duas turmas do tribunal julgar ações penais. Como o relator faz parte da Primeira Turma, a acusação será julgada pelo colegiado.

Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, Bolsonaro e os outros denunciados viram réus e passam a responder a uma ação penal no STF.

A data do julgamento ainda não foi definida. Considerando os trâmites legais, o caso pode ser julgado ainda neste primeiro semestre de 2025.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Recusa em devolver PIX recebido por engano pode levar à prisão e pagamento de multa; saiba o que fazer

Mulher no interior da Bahia foi conduzida à delegacia após se recusar a devolver valor recebido por engano via...

Jerumenha inicia II Festival de Negócios com foco na geração de renda e na valorização de produtos locais

Por Gleison Fernandes. O II Festival de Negócios de Jerumenha começou nesta sexta-feira (2), na Praça Artur Passos, reunindo a...

Competições esportivas, caminhada, sorteio de brindes e premiação movimentam o Balneário Belém Brasília em Guadalupe em alusão ao Dia do Trabalhador

Por Gleison Fernandes. A manhã deste sábado, 3 de maio, foi marcada por muita animação e espírito esportivo no Balneário...

Acusado de furtar Correios de Elizeu Martins é preso dentro de ônibus

De acordo com a polícia, o foragido vinha da cidade de Barreiras (BA) em um ônibus, quando foi abordado...
spot_img

Agente da PRF salva bebê de 1 mês engasgado com leite materno em Floriano

Um bebê de apenas um mês de vida foi salvo por um policial rodoviário na tarde dessa quinta-feira (01),...

Em Floriano, lei do deputado Marcus Vinícius torna o Festejo de Nossa Senhora da Guia Patrimônio Cultural do Piauí

A lei sancionada pelo governador Rafael Fonteles foi publicada no Diário Oficial do Estado em 30 de abril Por Leônidas...
spot_img

Posts Recomendados