Defesa do estudante que atropelou e matou casal na zona leste de Teresina pede sua liberdade à Justiça

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A defesa argumenta que a prisão preventiva é ilegal, visto que o crime imputado ao estudante é culposo.

A defesa do estudante de Direito, João Henrique Soares Leite Bonfim, acusado de atropelar e matar o casal Laurielle da Silva Oliveira e Francisco Felipe Oliveira Duarte, solicitou à Justiça o relaxamento ou a revogação de sua prisão preventiva. O acidente ocorreu na madrugada do último domingo (01), no cruzamento entre as avenidas Nossa Senhora de Fátima e Jóquei Clube. O estudante está sendo acusado de homicídio culposo na direção de veículo automotor sob influência de álcool, conforme artigo 302, §3º do Código de Trânsito Brasileiro.

A defesa argumenta que a prisão preventiva é ilegal, visto que o crime imputado ao estudante é culposo, não atendendo ao requisito objetivo do art. 313, inciso I, do Código de Processo Penal. Aponta ainda para a excepcionalidade da prisão preventiva, que deve ser aplicada somente em casos extremos, e reforçou as condições pessoais favoráveis do acusado, que não possui antecedentes criminais, é estudante universitário, reside no distrito da culpa e é responsável pelos cuidados de sua avó de 91 anos.

Foto: Reprodução/WhatsApp

O pedido de liberdade cita ainda jurisprudência do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) em casos semelhantes, onde a prisão preventiva foi considerada incabível em crimes culposos de trânsito.

A defesa contesta também os argumentos utilizados para a decretação da prisão preventiva, como a garantia da ordem pública e o acautelamento do meio social. Afirma que o estudante permaneceu no local do acidente, colaborando com as autoridades, e que a combinação de embriaguez e CNH vencida, embora reprováveis, não justificam a prisão preventiva. Os advogados também citaram que a CNH do acusado estava vencida há menos de 30 dias, prazo que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, não configura infração.

Alternativamente ao relaxamento da prisão, a defesa pede a substituição por medidas cautelares diversas, como a suspensão do direito de dirigir, recolhimento domiciliar noturno, comparecimento periódico em juízo e proibição de se ausentar da comarca.

O pedido está concluso ao juízo da Central de Inquéritos para decisão.

Relembre o caso

O casal identificado como Laurielle da Silva Oliveira e Francisco Felipe Oliveira Duarte morreu após um acidente no cruzamento da Avenida Nossa Senhora de Fátima com a Jóquei Clube, na zona leste de Teresina, ocorrido na madrugada desse domingo (01).

Foto: Reprodução/WhatsAppMomento da colisão que deixou Laurielle da Silva Oliveira morta na zona leste de Teresina

Momento da colisão que deixou Laurielle da Silva Oliveira morta na zona leste de Teresina

Segundo informações da polícia, a motocicleta, que era conduzida por Francisco, trafegava na Jóquei Clube no sentido oeste/leste e ao adentrar no cruzamento com a Nossa Senhora de Fátima foi atingida por um carro, que estava no sentido norte/sul e era conduzido por João Henrique Soares Leite Bonfim, que invadiu o sinal vermelho e atropelou o casal, violentamente. 

O motociclista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu) e encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Já a sua esposa, devido ao impacto da colisão, morreu ainda no local. O motorista do carro, João Henrique Soares Leite Bonfim, foi levado até a Central de Flagrantes, onde foi autuado pelo art. 306 do CTB, por conduzir o veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool.

Dois dias depois, o marido de Laurielle acabou falecendo no Hospital de Urgência de Teresina.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Produção agrícola do Piauí cresceu 384% em oito anos, diz IBGE

O estado do Piauí passou de R$ 2,6 bilhões, em 2015, para quase R$ 13 bilhões no ano passado. O...

Saiba mais sobre as ações do Ministério da Saúde voltadas às pessoas com deficiência

Expansão da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, construção de novos Centros Especializados em Reabilitação e avanço de...

Rodrigo Rocha e Abraão Araújo oficializam chapa para disputar presidência da AVEP

As eleições da entidade estão marcadas para o dia 4 de janeiro de 2025. Na terça-feira, 3 de dezembro, o...

Câmara de Guadalupe realiza duas sessões para votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal e Projeto de Resolução

Também foi feita a leitura do Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública a Augusta e Respeitável Loja...
spot_img

Soraya Thronicke e Ciro Nogueira batem boca em CPI das Bets: ‘Me respeite’

A discussão ocorreu durante o depoimento de João Studart, CEO da Bet Nacional. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as apostas...

Governador destaca importância do agronegócio ao Piauí em homenagem a personalidades do setor

Nove produtores, cinco técnicos, quatro instituições e duas empresas foram agraciados com a Medalha do Mérito Agropecuário. O governador Rafael...
spot_img

Posts Recomendados