Depois de 7 anos de Enem, estudante do RN tira a primeira nota mil na redação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Anna Beatriz tem o sonho de cursar medicina e fez o primeiro Enem, ainda como treineira, em 2018. Estudante fazia redações toda semana e focou no estudo com apostilas.

A estudante potiguar Anna Beatriz Rebouças, de 21 anos, está entre os 12 candidatos que conseguiram tirar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Com o sonho de ingressar em medicina em uma universidade pública, essa foi a sétima vez que a estudante fez a prova.

As notas das redações foram divulgadas nesta segunda-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Moradora de Baraúna (RN), Anna Beatriz estudava em um cursinho em Mossoró, cidade a cerca de 35 km, para onde ela ia todos os dias para as aulas. A candidata contou que, em 2024 estudava pelo menos quatro horas diárias, além das seis horas de aulas no cursinho.

Anna Beatiz tirou nota mil na redação do Enem em 2024 — Foto: Pedro Elandro

“Como eu já tinha uma bagagem muito grande de outros seis anos, eu me permitia estudar um pouco menos para não ter uma carga emocional tão grande, que a gente sabe que para quem presta Enem fica às vezes tudo muito pesado, você se cobra demais”, disse.

“Eu pensei: ‘já estudei bastante, só preciso lapidar que vai dar tudo certo, não preciso me matar de estudar'”, completou.

Primeiro Enem em 2018

A estudante disse que fez o Enem pela primeira vez em 2018, aos 15 anos, como treineira. Desde então, sonha em passar em medicina. Além de sete vezes no Enem, ela citou ter feito pelo menos cinco vezes o vestibular da Universidade Estadual do Ceará (UECE), estado vizinho, além de outros processos.

“Nenhuma dessas eu consegui passar no meu curso, que é medicina, mas no deste ano estou bem confiante de que vai dar certo, e essa nota 1 mil na redação vai ajudar bastante”, falou.

Anna Beatriz contou que fazia redações toda semana, mas que não esperava tirar nota mil na redação, ainda mais neste ano em que apenas 12 conseguiram o feito – o menor número em 10 anos.

“É muito maior do que eu passei pra mim. Eu sonhava em passar em medicina, mas eu nunca sonhei em tirar nota 1 mil, fechar qualquer área. É realmente incrível”, contou.

Redação toda semana e foco em apostilas

A estudante reforçou que, depois de tantas tentativas e de manter a carga de estudos, o resultado da prova chegou uma “sensação inexplicável de recomensa”.

“Era muito difícil lidar com a reprovação, foram 14 reprovações. É uma sensação de desânimo que bate. A gente tem que juntar os caquinhos, ser resiliente e perseverar, porque uma hora a recompensa vem, e vem muito maior do que a gente espera”.
A estudante contou que focou principalmente em apostilas com conteúdos mais breves para o vestibular deste ano, além de prestar atenção nas aulas e resolver questões.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Bebê e mulher em trabalho de parto são resgatados durante temporal em Picos

Uma pessoa morreu e várias ficaram desabrigadas durante a enxurrada. O temporal que atingiu a cidade de Picos entre a...

Nas redes sociais, ex-prefeita Neidinha relembra os frutos da aliança com Jussara Lima, Júlio César e Georgiano Neto em ações que beneficiaram diretamente os...

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A ex-prefeita de Guadalupe, Neidinha Lima (PSD), que liderou o município de 2017...

Chico Lucas reconhece erro e morosidade do Estado em caso de veneno em cajus em Parnaíba

Lucélia Maria ficou presa por cinco meses como suspeita de dar cajus envenenados a irmãos em Parnaíba. Laudo que...

Viagens de Lula ao exterior custaram R$ 46 milhões

Comitiva internacional do presidente conta com 109 servidores. As viagens internacionais realizadas pelo presidente Lula (PT) atingiram a cifra de...
spot_img

Enem 2024: Piauí não teve nenhuma redação com nota mil

No Nordeste, apenas os estados de Maranhão, Ceará, Pernambuco e Alagoas tiveram candidatos que conseguiram atingir a nota máxima...

Inteligência artificial revoluciona escolas públicas no Piauí e amplia oportunidades para estudantes

Implantada em 2024, a iniciativa beneficia mais de 120 mil alunos do 9º ano do ensino fundamental e do...
spot_img

Posts Recomendados