Deserto no Brasil? O que é preciso para salvar comunidades no Nordeste e reverter processos de desertificação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Descoberta do primeiro clima árido no Brasil foi feita por pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Pela primeira vez na história, uma área de de 5 mil quilômetros foi classificada no Brasil como sendo de clima semiárido. A área abrange cinco municípios da Bahia e um pedaço de Petrolina, em Pernambuco.

Divulgada em meados de janeiro, a descoberta é de um estudo feito por pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Paisagem típica do sertão nordestino. São Domingos do Cariri, interior da Paraíba. Foto: Divulgação

Como explica Humberto Barbosa, professor e pesquisador especialista em desertificação da Universidade Federal de Alagoas, a situação pode ser revertida.

“Para reverter isso, você precisa, de certa forma, de água. A água é a forma de você trazer as plantas nativas e a sobrevivência dessas plantas nativas vai depender de você, também, na utilização da água para que a planta floresça”, disse ele em entrevista ao podcast O Assunto desta segunda-feira (29).

Macururé, no norte da Bahia — Foto: Arquivo pessoal

Segundo Barbosa, trata-se de um processo mais custoso, dada a dimensão que já se encontra o processo de desertificação no semiárido brasileiro — o que dificultaria para municípios, estados e a União.

“A outra forma é a fórmula mais simples, menos custosa, porém ela traz algumas questões, principalmente do que a gente tá colocando em termos de sustentabilidade pelo fato de você isolar uma área.”

“E esse isolamento seria necessário 40 a 50 anos para uma recuperação quase total do que era aquela região nativa antes. Ou seja: é um isolamento não só do uso e ocupação, mas também comercial de produção de alimentos daquela região.”

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

SEINFRA realiza obras de tapa-buracos no Planalto Sambaíba e desobstrução em ruas de Floriano

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Infraestrutura, deu início a mais duas obras de reparo com o...

Ex-secretário de Administração do governo Dr. Pessoa terá que devolver R$ 10 milhões aos cofres públicos

A Segunda Câmara Virtual do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) acatou, por unanimidade, o teor de representação...

TRE do Paraná marca para 1º de abril julgamento que pode cassar Sérgio Moro

Anteriormente, o tribunal havia anunciado que a posse do novo desembargador José Rodrigo Sade ocorrerá em 6 de março. O...

Quem mudou de lado será julgado pela população, diz Ciro Nogueira sobre ex-aliados

Eleições 2024. Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quinta-feira (22), o senador Ciro Nogueira (PP) criticou a adesão de...
spot_img

Marcelo Castro diz que reeleição foi um ‘equívoco’ e defende mandato de 5 anos para o Executivo

Segundo o parlamentar, a expectativa é apresentar ao colégio de líderes as principais mudanças sugeridas ao projeto original da...

Câmara de Jerumenha faz abertura do ano legislativo com aprovação de projetos

Na abertura do ano legislativo, foram aprovados projetos importantes: reajuste salarial para servidores proposto pelo executivo, isenção de taxas...
spot_img

Posts Recomendados