Deserto no Brasil? O que é preciso para salvar comunidades no Nordeste e reverter processos de desertificação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Descoberta do primeiro clima árido no Brasil foi feita por pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Pela primeira vez na história, uma área de de 5 mil quilômetros foi classificada no Brasil como sendo de clima semiárido. A área abrange cinco municípios da Bahia e um pedaço de Petrolina, em Pernambuco.

Divulgada em meados de janeiro, a descoberta é de um estudo feito por pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Paisagem típica do sertão nordestino. São Domingos do Cariri, interior da Paraíba. Foto: Divulgação

Como explica Humberto Barbosa, professor e pesquisador especialista em desertificação da Universidade Federal de Alagoas, a situação pode ser revertida.

“Para reverter isso, você precisa, de certa forma, de água. A água é a forma de você trazer as plantas nativas e a sobrevivência dessas plantas nativas vai depender de você, também, na utilização da água para que a planta floresça”, disse ele em entrevista ao podcast O Assunto desta segunda-feira (29).

Macururé, no norte da Bahia — Foto: Arquivo pessoal

Segundo Barbosa, trata-se de um processo mais custoso, dada a dimensão que já se encontra o processo de desertificação no semiárido brasileiro — o que dificultaria para municípios, estados e a União.

“A outra forma é a fórmula mais simples, menos custosa, porém ela traz algumas questões, principalmente do que a gente tá colocando em termos de sustentabilidade pelo fato de você isolar uma área.”

“E esse isolamento seria necessário 40 a 50 anos para uma recuperação quase total do que era aquela região nativa antes. Ou seja: é um isolamento não só do uso e ocupação, mas também comercial de produção de alimentos daquela região.”

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí receberá investimentos de R$ 1 bilhão através do Novo PAC Seleções

Recursos serão destinados para abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e mobilidade urbana em 41 municípios. O Piauí vai receber...

Janja da Silva e ministro do esporte participaram do desfile na recepção de Macron a líderes

Primeira-dama cumpre outras agendas além de participar da cerimônia de abertura dos jogos; comitiva também inclui embaixador brasileiro na...

Dr. Dilson reafirma lealdade ao grupo político de Júlio César e busca reeleição para o cargo de vereador de Guadalupe

Com uma trajetória sólida na política local, Dr. Dilson Barbosa Gomes, atual presidente do Legislativo e o vereador mais...

Adolescentes caem de moto ao fugirem da Guarda Municipal durante live e tem protocolo de morte encefálica

O jovem sofreu politraumatismo e foi socorrido pelo Serviço Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital de Urgência...
spot_img

Rafael Fonteles entrega unidade de instituto que oferta emissão de carteiras em Piripiri

O Instituto Félix Pacheco está presente em 78 cidades do Piauí. A meta do governador é chegar aos 224...

Alunos do Curso de Formação da Polícia Militar conhecem programas e projetos da Investe Piauí

Eles conheceram na prática como funciona o ecossistema de inovação do Hub da Investe Piauí. Quarenta e oito cadetes que...
spot_img

Posts Recomendados