Dia Internacional da Dança é comemorado em Bertolínia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A iniciativa foi do professor Nilton Carlos.

A cidade de Bertolínia foi palco no dia 11, sábado, de um grande evento em comemoração pela passagem do Dia Internacional da Dança, que foi 29 de abril.

O projeto foi idealizado pelo professor Nilton Carlos, que também desenvolve outras ações socioculturais e educativas como o Projeto Câmara Estudantil, que leva alunos das escolas estaduais para acompanhar as sessões da Câmara Municipal e o Projeto Setembro Amarelo, que tem como objetivo a prevenção do suicídio e a sensibilização do município para este tema.

A comemoração do Dia da Dança, além de ter sido um momento festivo, foi também um evento para destacar os inúmeros benefícios desta prática, tanto a nível de saúde física, quanto da saúde mental.

Após um mês de trabalho voltado para a seleção, preparação e ensaios coreográficos dos alunos, culminando com uma grande noite festiva.

Este evento aconteceu pelo seu terceiro ano consecutivo e mais uma vez o público compareceu em massa para prestigiar este trabalho que mobiliza grande parte da juventude bertolinense.

O Dia Internacional da Dança é comemorado anualmente em 29 de abril.

HISTÓRICO

Também conhecido como Dia Mundial da Dança, esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança!

A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.

Origem do Dia Internacional da Dança

Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.

Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.

Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.

Confira as imagens

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rafael Fonteles e Wellington Dias fazem 1ª reunião institucional com mais de 200 prefeitos do Piauí

O evento busca consolidar uma rede de parcerias e fortalecer a cooperação institucional para enfrentar desafios e implementar políticas...

Fingers e novo pátio de aeronaves do Aeroporto de Teresina já estão em funcionamento

As obras do Aeroporto de Teresina (THE) seguem a todo vapor e em fase de finalização. A solenidade de...

Rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, diz pesquisa

Estudo Inside Audio 2024 feito pela Kantar IBOPE Media aponta que 69% dos ouvintes gostam de se conectar ao...

Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29 de novembro

Com a adesão ao Edital PGDAU nº 7/2024 da PGFN, empresas podem ter descontos de até 100% em juros...
spot_img

Bitcoin ultrapassa US$94 mil pela primeira vez

O valor subiu após uma reportagem apontar que a empresa de mídia social de Trump estava em negociações para...

Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil

O estado é um dos mais avançados na implantação da Unidade Gestora Única. A Fundação Piauí Previdência (Piauíprev) recebeu, nessa...
spot_img

Posts Recomendados