A iniciativa foi do professor Nilton Carlos.
A cidade de Bertolínia foi palco no dia 11, sábado, de um grande evento em comemoração pela passagem do Dia Internacional da Dança, que foi 29 de abril.
O projeto foi idealizado pelo professor Nilton Carlos, que também desenvolve outras ações socioculturais e educativas como o Projeto Câmara Estudantil, que leva alunos das escolas estaduais para acompanhar as sessões da Câmara Municipal e o Projeto Setembro Amarelo, que tem como objetivo a prevenção do suicídio e a sensibilização do município para este tema.
A comemoração do Dia da Dança, além de ter sido um momento festivo, foi também um evento para destacar os inúmeros benefícios desta prática, tanto a nível de saúde física, quanto da saúde mental.
Após um mês de trabalho voltado para a seleção, preparação e ensaios coreográficos dos alunos, culminando com uma grande noite festiva.
Este evento aconteceu pelo seu terceiro ano consecutivo e mais uma vez o público compareceu em massa para prestigiar este trabalho que mobiliza grande parte da juventude bertolinense.
O Dia Internacional da Dança é comemorado anualmente em 29 de abril.
HISTÓRICO
Também conhecido como Dia Mundial da Dança, esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança!
A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.
Origem do Dia Internacional da Dança
O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.
Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.
Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.