Dia Internacional da Dança é comemorado em Bertolínia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A iniciativa foi do professor Nilton Carlos.

A cidade de Bertolínia foi palco no dia 11, sábado, de um grande evento em comemoração pela passagem do Dia Internacional da Dança, que foi 29 de abril.

O projeto foi idealizado pelo professor Nilton Carlos, que também desenvolve outras ações socioculturais e educativas como o Projeto Câmara Estudantil, que leva alunos das escolas estaduais para acompanhar as sessões da Câmara Municipal e o Projeto Setembro Amarelo, que tem como objetivo a prevenção do suicídio e a sensibilização do município para este tema.

A comemoração do Dia da Dança, além de ter sido um momento festivo, foi também um evento para destacar os inúmeros benefícios desta prática, tanto a nível de saúde física, quanto da saúde mental.

Após um mês de trabalho voltado para a seleção, preparação e ensaios coreográficos dos alunos, culminando com uma grande noite festiva.

Este evento aconteceu pelo seu terceiro ano consecutivo e mais uma vez o público compareceu em massa para prestigiar este trabalho que mobiliza grande parte da juventude bertolinense.

O Dia Internacional da Dança é comemorado anualmente em 29 de abril.

HISTÓRICO

Também conhecido como Dia Mundial da Dança, esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança!

A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.

Origem do Dia Internacional da Dança

Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.

Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.

Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.

Confira as imagens

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

‘Patrimônio nacional’, cão caramelo será estrela em filme da Netflix

A produção promete surpreender com uma história que une humor, drama e a realidade dos cães de rua, trazendo...

Floriano realiza Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite

"A imunização em massa é crucial para mantermos as nossas crianças, a nossa cidade livre da poliomielite. Agradecemos a...

Sebrae realizará Piauí Sampa 2024 entre os dias 25 e 29 de junho

Mostra acontecerá no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo Entre os dias 25 e 29 de junho, o Sebrae realizará...

Dia de conscientização alerta sobre preconceito contra albinismo

Condição genética atinge 21 mil brasileiros, diz secretaria Ainda cercado por muitos tabus e preconceitos, o albinismo, condição genética na...
spot_img

Papa Francisco se reunirá com Lula, Biden, Zelensky, Macron e Modi no G7

Perigos perversos da inteligência artificial devem ser um dos temas O papa Francisco se reunirá com os líderes do Brasil,...

Em publicação nacional, Piauí é reconhecido como potência mundial da energia verde

O Jornal Correio Brasiliense destaca o ousado plano de tornar o estado uma referência mundial na produção de hidrogênio...
spot_img

Posts Recomendados