Educação sexual pode prevenir e revelar casos de abuso sexual infantil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ao tomar consciência sobre o próprio corpo e reconhecer que partes podem ser tocadas por outras pessoas, as crianças poderão denunciar casos de abuso.

Um ponto importante a ser debatido quando se fala em abuso sexual infantil é a educação sexual nas escolas voltada para as crianças, com o intuito de prevenir que casos de abuso sexual infantil aconteçam. Segundo a psicóloga, Lilyane Moura, ao tomar consciência sobre o próprio corpo e reconhecer que partes podem ou não ser tocadas por outras pessoas, as crianças poderão denunciar aos professores ou pais sobre casos de abuso.

Foto: Getty Images

De acordo com a psicóloga, em casos de abuso sexual infantil, por não saberem que partes do seu corpo não podem ser tocadas, muitas crianças não conseguem reconhecer que as ações praticadas pelos abusadores são erradas, mesmo assim, as vítimas reconhecem o incômodo do abuso, mas temem expor os crimes por sentirem culpa.

“Na educação sexual será ensinado o que é certo e errado, qual parte do corpo é só da criança, para que ela se conheça e saiba os limites”

“Isso pode reverberar no futuro da criança, ao descobrir que sofreu um abuso e se culpar porque não sabia o que estava acontecendo, e isso acontece muito, porque a criança tem inocência e não sabe o que é errado. Na educação sexual será ensinado o que é certo e errado, qual parte do corpo é só da criança, para que ela se conheça e saiba os limites”, alerta.

A socióloga Diana Duarte destaca que por muitas vezes os abusos sexuais acabam sendo escondidos pela criança e às vezes só será descoberto muitos anos depois, porque o silêncio, a quietude ou mesmo a agressividade, nem sempre são encarados como indicativos de abuso sexual.

“A criança pode apresentar comportamento agressivo na escola ou mesmo com alguns traços de inadequação sexual, como, por exemplo, mostrar partes íntimas ou pegar nas partes íntimas dos colegas da escola. É importante deixar claro que nem sempre a criança transparece de maneira evidente”, alerta.

“A sexualidade é, por definição, o exercício de amor e intimidade com as pessoas e não faz referência somente o sexo como a maior parte das pessoas pensam”

A socióloga destaca ainda que os pais precisam de orientação para saber como conversar com seus filhos sobre assuntos que envolvem a sexualidade, tendo em vista que a sexualidade nos direciona ao sentimento, as relações com o outro tanto física quanto mentalmente. “A sexualidade ainda é difícil de lidar. Lembrando que sexualidade é, por definição, o exercício de amor e intimidade com as pessoas e não faz referência somente o sexo como a maior parte das pessoas pensam”, destaca.

A socióloga também acredita que o ensino da educação sexual é importante para prevenir e até mesmo revelar casos de abuso, mas também orientar os pais a conversar com os filhos sabendo que estão respeitando os limites da sexualidade da criança. “Desse modo, se acontecer alguma situação adversa, a criança saberá relatar aos pais, porque não sentirá vergonha e nem se deixará ser constrangida pelo abusador”, finaliza.

Nathalia Amaral/portalodia

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia Federal prova que Sergio Moro mandou grampear ilegalmente autoridades

Crimes do ex-juiz provocaram a anulação de processos feitos na Lava Jato, o que ocasionou o fim da operação...

Ação do MPF aponta uso indevido de mais de R$ 118 milhões da saúde na gestão Dr. Pessoa em Teresina

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou na última segunda-feira (15) com uma ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito...

Transnordestina avança com todos os lotes contratados e fortalece logística no Piauí

O Governo Federal informou que todos os lotes da Ferrovia Transnordestina já contam com contratos de obras firmados, o...

Justiça mantém prisão domiciliar e afastamento da vereadora Tatiana Medeiros de suas funções na Câmara

Decisão unânime mantém tornozeleira eletrônica e impede retorno da parlamentar ao cargo; julgamento deve ser concluído apenas em 2026. A...
spot_img

Câmara de Jerumenha aprova PPA, LOA e outros projetos do Executivo por unanimidade

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro,...

Concurso Seduc: publicado edital com salários de R$ 5 mil para professor no Piauí; confira

As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Foi...
spot_img

Posts Recomendados