Cidades Tubarões avistados no litoral do Piauí podem ter risco...

Tubarões avistados no litoral do Piauí podem ter risco de extinção

-

A secretaria de Meio Ambiente está monitorando, com ajuda de drones, os 66 quilômetros do litoral piauiense.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) está investigando qual a espécie dos tubarões que foram avistados em área próxima  à Praia do Coqueiro, no litoral do Piauí.

A secretária Sádia Castro disse  que a hipótese mais provável é de que os animais avistados são tubarões lixa, de nome científico Ginglymostoma cirratum.

O tubarão lixa é um dos mais populares tubarões no mundo e ocorre em toda a costa brasileira e uma espécie considerada inofensiva ao homem. A Semar afirma que os animais não foram avistados novamente desde a última segunda-feira (7).

A secretaria está monitorando, com ajuda de drones, os 66 quilômetros do litoral piauiense. “Desde segunda-feira que não são mais avistados”, disse a secretária. 

A bióloga e doutora em Sistema Costeiros e Oceânicos, Geórgia Aragão, também acredita que os animais vistos são tubarões lixa. A especialista  conta que a espécie está na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção no Brasil. 

“A espécie já é extinta em vários pontos do Brasil. Super tranquila, tanto que é a mais pescada aqui na região”, disse. Geórgia explica que o grupo avistado deviam estar em busca de grandes grupos de cardumes de pequenos peixes. “É algum comum para a espécie”, acrescenta.

O  monitoramento está mais concentrado nas  praias Barro Preto, Coqueiro e Itaqui. A Semar destaca que, até o momento, não existe nenhuma ameaça grave e não há indicativo de interdição de praia.

Apesar dos animais não terem mais sido avistados, a Semar continua pedindo que os banhistas tenham cuidados redobrados e, se possível, evitem entrar no mar. 

O monitoramento segue até 12 de outubro e conta com uma equipe composta por Auditores Fiscais Ambientais da Semar, pesquisadores da espécie, professores e alunos da UFDPar, representantes do ICMBIO e Instituto Tartaruga do Delta e da Prefeitura Luís Correia.

Uma rede de colaboradores – pescadores, moradores, kitsurfistas – também foi formada e estão ajudando com informações.
 

Izabella Pimentel
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo Bolsonaro é reprovado por 40% e somente 31% aprovam, aponta pesquisa Datafolha

No levantamento anterior, de dezembro, 37% consideram governo ótimo ou bom e 31%, ruim ou péssimo. Para 42%, Bolsonaro...

Secretários de Fazenda de todos os estados pedem medidas urgentes contra 2ª onda da Covid

O novo crescimento da pandemia de covid-19 levou secretários estaduais de Fazenda, sob a presidência do secretário do Piauí,...

Hospital Universitário de Teresina confirma que receberá 15 novos pacientes de Manaus

O Hospital Universitário (HU) confirmou na noite da sexta-feira (22) que receberá mais 15 pacientes vindos de Manaus precisando...

Prefeita Neidinha Lima apresenta os dirigentes dos diversos órgãos da Saúde em Guadalupe

Após reconduzir Paulo Rocha ao cargo de secretário e nomear a enfermeira Laura Sabrina como nova diretora do Hospital...

Secretaria de Saúde de Guadalupe divulga boletim que registra mais 14 novos casos da Covid-19

Boletim divulgado nesta sexta-feira (22), pela Secretaria Municipal de Saúde, mostra que os casos confirmados somam 474, os recuperados...

Na Rádio Cidade Luz FM, profissionais do CREAS falam sobre a importância do Janeiro Branco, principalmente em tempos de pandemia

A ação chama a atenção para os cuidados com a saúde mental a fim de trazer bem-estar e qualidade...

Posts Recomendados