Em meio a vitórias e dificuldades, Ciro Nogueira completa cem dias como Ministro da Casa Civil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A aposta do Ministro é na implantação do “auxílio brasil” como a ferramenta que irá impulsionar o restabelecimento da imagem pública do presidente.

O senador piauiense Ciro Nogueira completou, na última sexta (05), cem dias a frente do Ministério da Casa Civil. Nomeado para a pasta no dia 28 de julho o “super ministro”, como define Jair Bolsonaro, se consolidou como o principal articulador do Palácio do Planalto.

Ministro Ciro Nogueira

Desde então, o Ministro conseguiu vitórias importantes no período, Ciro, porém, enfrenta problemas na retomada da popularidade do Presidente e em tropeços econômicos. A aposta do Ministro é na implantação do “auxílio brasil” como a ferramenta que irá impulsionar o restabelecimento da imagem pública do presidente.

Alçado a Ministro por Bolsonaro para estruturar a base política do presidente no congresso, Ciro chegou em meio a pedidos de impeachment e pressão de deputados e senadores. O novo Ministro, porém, conseguiu avanços importantes. O mais recente deles foi a aprovação da PEC dos Precatórios na Câmara, mesmo com um placar apertado, apenas quatro votos acima do necessário, a aprovação é o primeiro passo para a implantação do novo bolsa família, o auxílio brasil. Coube ao ministro, levar Bolsonaro a um tom mais comedido, menos intempestivo. A sinalização do presidente para uma trégua com o STF, após o acirramento dos ânimos no Sete de Setembro, foi outra importante vitória do Ministro da Casa Civil.

Por outro lado, a grave crise financeira enfrentada pelo Brasil, com uma hiperinflação e aumentos sucessivos no preço do combustível, tornam a vida de Ciro na casa Civil ainda mais complicada. Recentemente coube ao piauiense apaziguar uma crise entre Bolsonaro e o Ministro da Economia, Paulo Guedes. No Congresso o Presidente teve algumas derrotas duras, como a reprovação da PEC do voto impresso, e a CPI da COVID que desnudou erros de gestões anteriores no Ministério da Saúde e causando desgastes na imagem de Jair Bolsonaro. O desafio de Ciro Nogueira agora é estruturar uma coalizão para fortalecer a candidatura à reeleição do Presidente. Sem partido, Bolsonaro pode até mesmo se filiar ao Progressistas, sigla de Ciro Nogueira. O caminho do Ministro até o dia 02 de outubro de 2022, data da eleição, será longo e Ciro terá muito trabalho para articular a base governista e formar uma coligação para reeleger Bolsonaro.

Festa com bolo

Curiosamente foi no Piauí que o Ministro da Casa Civil comemorou os seus 100 dias a frente da pasta, mais especificamente na cidade de Morro Cabeça do Tempo. O senador cumpriu agenda no Estado neste final de semana e no instagram postou a homenagem recebida.

Por Tarcio Cruz/portalodia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem 64 cidades com mais eleitores que habitantes

Os números, de acordo com especialistas, mostram um crescimento da “democracia de interesse” pelo interior do estado. Um levantamento mostrou que 64...

Operação Interditados no Piauí prende PMs: um deles cobrava consulta do IMEI de celulares por R$ 10

Suspeitos foram presos durante 19ª fase da operação, deflagrada na manhã desta segunda (13) Deflagrada na manhã desta segunda-feira (13)...

Minha Casa Minha Vida: conheça a história de Adriele, beneficiária do Bolsa Família que sonhava em deixar área de risco

Além dela, outras 487 famílias beneficiárias do programa social e do Benefício de Prestação Continuada receberam unidades do Minha...

Programa Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Serão renegociadas dívidas não pagas até 23 de janeiro deste ano Os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira...
spot_img

Rua desmorona em Gramado após chuva, e moradores abandonam casas

População precisou sair de casa por conta de risco à segurança. Defesa Civil divulgou que já houve evacuações de...

Tremor de terra assusta moradores de cidade no Rio Grande do Sul, dizem bombeiros

Bombeiros suspeitam que chuva tenha relação com os tremores. Rio Grande do Sul tem sido atingido por temporais há...
spot_img

Posts Recomendados