“Empréstimo bom é aquele que tira da extrema pobreza e da pobreza”, afirma Wellington Dias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministro do MDS participou, nesta ultima sexta-feira do evento Acredite no seu Negócio, com foco no fortalecimento do empreendedorismo

Ao lado do presidente Lula, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou, nesta sexta-feira,18, em São Paulo,  do evento “Acredite no seu Negócio”, com foco no fortalecimento do empreendedorismo. A proposta buscou impulsionar mecanismos de estímulo aos pequenos negócios, presentes em eixos do programa Acredita , conjunto de iniciativas desenhado para reestruturar o mercado de crédito no Brasil, estimular a geração de renda e emprego, além de promover o crescimento econômico.

No evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o acesso ao crédito àqueles que mais precisam.“A gente não tem que reclamar do dinheiro que disponibilizamos, tem que estar feliz de ver o dinheiro circulando. É preciso de pouco dinheiro na mão de todo mundo para acabar com a pobreza”, disse. “Vamos impedir que a burocracia impeça o funcionamento do Acredita”, acrescentou, ao lembrar que o governo também disponibilizará crédito aos afetados pelo apagão de São Paulo. 

Para o ministro Wellington Dias, o programa Acredita é mais do que uma linha de crédito, é um projeto de vida.“Empréstimo bom é aquele que tira da extrema pobreza e da pobreza. Não podemos pensar pequeno, o que queremos é um projeto de vida para sair da pobreza”, disse. 

Avanços

Jorge dos Santos Ribeiro, cabeleireiro em São Paulo, montou um estúdio na capital paulista, com crédito do Governo Federal a partir do Banco do Brasil. “Hoje eu assinei o contrato do Acredita e sei que ele vai alavancar ainda mais o meu negócio”, comentou.

Já Karine Rodrigues, de Montes Claros (MG), foi beneficiária do programa Bolsa Família e abriu uma barraca de frutas “Eu tinha muito medo.Hoje eu sou uma grande empreendedora de sucesso e acabei de assinar um contrato do Acredita”, disse. 

Para o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, o programa permite que o crédito deixe de ser algo de luxo, de acesso somente para as grandes cadeias produtivas. “Esse é um momento marcante na história do país, a popularização do crédito”, avaliou. No primeiro trimestre de 2024, as pequenas e médias empresas foram responsáveis por quase 60% da geração de empregos formais.

Karen Reis, empreendedora e exportadora de São Paulo que produz toalhas de mesa e panos de prato, celebrou a iniciativa.  “Há 7 anos me lancei no empreendedorismo feminismo. Hoje estamos em mais de 100  países”, contou. “Com o novo governo passei a acreditar. Estamos sendo assessorados pela agência Apex e pelo Sebrae. Agora podemos acreditar que os nossos sonhos idealizados em casa podem ganhar o mundo”, completou.

Também estiveram presentes os ministros da Fazenda, Fernando Haddad; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira; Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o também vice-presidente Geraldo Alckmin; e do Empreendedorismo da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMEPP), Márcio França; o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; entre outras autoridades.

Outras medidas

Durante o evento, foram apresentadas ações como o “Acredita no Primeiro Passo” e o “ProCred 360”, que fazem parte do conjunto de iniciativas do programa. A lei que instituiu o Acredita, sancionada no início de outubro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito, especialmente para as populações mais vulneráveis.

O “Acredita no Primeiro Passo”, por exemplo, oferece microcrédito orientado a beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O MF trabalha com a perspectiva de realizar, até 2026, 1,25 milhão de transações de microcrédito nessa linha, cada uma com ticket médio de R$ 6 mil.

Outro destaque foi o ProCred 360, uma linha de crédito especial para Microempreendedores Individuais (MEIs) e microempresas, com juros que chegam a ser 50% menores do que os praticados pelo mercado.

O evento também abordou o programa “Desenrola Pequenos Negócios”, voltado a MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte inadimplentes, que oferece renegociações de dívidas com descontos de até 95%. Esse programa busca permitir que os empreendedores regularizem suas dívidas e retomem o acesso ao mercado de crédito, fortalecendo suas operações.

Além das linhas de crédito, o governo anunciou parcerias estratégicas para incentivar a exportação de micro e pequenas empresas. Uma das propostas envolve a ampliação do programa Reintegra, permitindo que esses negócios possam se beneficiar de crédito tributário nas exportações.

O evento “Acredite no seu Negócio” foi realizado em ação conjunta com a Presidência da República, os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Fazenda (MF), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); do Empreendedorismo, Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), além da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mais de 1,5 mil armas são destruídas pela SSP-PI em ação contra o crime organizado

Material apreendido em operações policiais foi periciado e descartado com aval da Justiça. A Secretaria da Segurança Pública do Piauí...

Projeto no Piauí quer obrigar seguro e plano médico em corridas com mais de 200 pessoas

Para corridas noturnas, projeto exige o uso de itens refletivos ou de iluminação pessoal pelos corredores e pela equipe...

Piauí concede isenção de ICMS na conta de energia para consumidores de baixa renda

A medida tem efeito a partir de janeiro de 2026 e o beneficiário deve estar inscrito no CadÚnico. O Governo...

Ciro Nogueira intensifica agendas pelo interior do Piauí e destaca atuação em prol dos municípios

Senador percorre cidades de Norte a Sul do estado, reforçando pré-candidatura à reeleição e aproximando-se da população ao ouvir...
spot_img

Idosa fica presa às ferragens após colisão de veículos no Rodoanel de Teresina

Uma idosa de 71 anos, identificada como Helena de Oliveira Lopes, ficou presa às ferragens de um veículo após...

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...
spot_img

Posts Recomendados