Enel Green Power vai construir no Piauí o maior parque eólico da América do Sul

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O investimento é de R$ 4,8 bilhões e geração de mais de 4 mil empregos no Estado.

Com o potencial observado na produção de energias renováveis para o desenvolvimento local, o diretor de projetos da Enel Green Power, Tommaso Quadrini, concedeu entrevista exclusiva ao ‘Agora’ na sexta-feira (18) sobre os projetos da subsidiária italiana no Piauí, assim como os investimentos prospectados e avanços almejados para a população em geral.

Ao todo, ele sinalizou que os investimentos giram em torno de R$ 4,8 bilhões no Piauí, com a geração de mais de 4,2 mil empregos apenas com dois empreendimentos: o Complexo Eólico Lagoa dos Ventos e o Parque Solar de São Gonçalo do Gurgueia.

“Obviamente há todo um movimento, quando a Enel decide fazer um investimento, gera todo um valor na região, não só com a geração de riquezas, mas com a arrecadação de impostos, 70% da capacidade instalada no Brasil pela Enel está no Piauí, isso claramente está trazendo benefícios para a economia local e esse é o nosso desejo, um dos objetivos de todos os nossos investimentos é também de gerar valor para as comunidades locais, o investimento que a Enel está fazendo e pautando a construção de cinco novos parques no Nordeste, ajudando na retomada econômica neste momento”, afirmou.

Nisto, há a expectativa de que com a finalização dos projetos em curso, 2 GW de energia sejam produzidos no Estado pela empresa italiana. “Só para dar alguns números, destes novos projetos que estamos iniciando a construção, esse 1,3 GW vai ajudar na redução de 3 milhões de toneladas de CO2, se a mesma energia tivesse sendo produzida pelo sistema convencional, no Brasil já temos 2 GW em construção e implantação, já temos quase 2 Gigas de projetos no Piauí”.

O diretor de projetos da Enel Green Power, Tommaso Quadrini, sinalizou que milhões de lares brasileiros são beneficiados, e que o consumidor é beneficiado com a resiliência do sistema e redução do custo de energia.

“Isso é energia suficiente para abastecer milhões de lares brasileiros, são números que ajudam o sistema energético como um todo, trazem resiliência, acreditamos muito no Brasil, que neste momento estamos com mais de 30% das obras que foram iniciadas na Enel no mundo estão localizadas no país. Vale lembrar sobre a geração de trabalho local, estamos falando de milhares de vagas, no Piauí com as duas obras maiores o Parque Eólico Lagoas dos Ventos e o Parque Solar de São Gonçalo são mais de cinco mil empregos. O consumidor é beneficiado pelos vários lados, primeiramente pelo sistema elétrico, também muitas vezes ao longo do ano o Nordeste ajuda o resto do país graças a essas fontes, com certeza os investimentos que a Enel está realizando contribuem para a resiliência e como uma redução do custo de energia, pois o custo do kilowatt hora das energias renováveis tem caído com a competitividade”, comentou. 

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados