Enem 2024: cartilha de redação é divulgada; confira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Prova está marcada para 3 de novembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta quarta-feira (2), em seu portal na internet, o documento A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante. O material procura esclarecer dúvidas sobre critérios que fazem um texto ser bem qualificado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além das informações sobre a matriz de referência da prova, há exemplos comentados de redações que receberam pontuação máxima (1.000 pontos) no Enem 2023.

No dia 3 de novembro, primeiro dia do exame, os participantes deverão escrever um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas. Será proposta uma situação-problema, que servirá de base para o desenvolvimento da redação.

Entre as competências exigidas no Enem, estão o domínio da escrita formal da língua portuguesa; a organização das informações, dos fatos e dos argumentos para defender um ponto de vista; o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação e a proposta de intervenção para o problema abordado.

Foto: Freepik

Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. Serão dois avaliadores para cada texto. A nota final do participante será a média aritmética entre as duas pontuações atribuídas pelos avaliadores.

Alguns critérios podem fazer com que a nota seja zero: fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Instituições de ensino públicas e privadas usam o Enem para selecionar os estudantes. As notas da prova também servem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados individuais também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

No âmbito do G20, Wellington Dias participa de lançamento para uso de energia limpa em Cozinhas Solidárias Sustentáveis

Projeto prevê a instalação de biodigestores e de painéis solares em cozinhas estrategicamente mapeadas pelo Brasil O ministro do Desenvolvimento...

Rafael Fonteles repudia incêndios criminosos e destaca que o Piauí reduziu o número de queimadas em relação ao ano passado

Estado reduziu os registros de queimadas em 43% em setembro de 2024 em comparação ao mesmo período do ano...

Flamengo derrota o Corinthians e larga na frente na Copa do Brasil

Rubro-Negro de Filipe Luís estreia com postura ofensiva e 1 a 0 fica barato para o Timão, que vai...

Badespi libera cerca de R$ 70 mil para incentivar produtores rurais de Guadalupe

Os beneficiados atuam nas atividades de suinocultura e bovinocultura de corte, setores essenciais para a economia local. A Agência de...
spot_img

Conselheiro Kleber Eulálio reconhece legalidade em compra de livros pela Prefeitura de Floriano

Na decisão, o relator Kléber Eulálio deu “razão aos argumentos” da Prefeitura na ação Em decisão monocrática tomada nesta terça-feira,...

Estudantes de Floriano e Picos participam de formação sobre Defesa Civil com foco na redução de riscos e desastres

A ação é resultado de uma parceria entre a Seduc e a Defesa Civil do Piauí, promovendo atividades educativas...
spot_img

Posts Recomendados