Enquanto Polícia Federal aponta que esquema na Educação dava para comprar 200 ônibus, criança cai de “pau de arara”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Infelizmente, em quase todo o Piauí são vários os casos de estudantes que, para poder ter acesso à educação, são obrigadas a usar transporte irregular.

Uma criança de 11 anos está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), entubada e sem previsão de alta. Ele teve fraturas na cabeça e traumatismo craniano.

O motivo do acidente que o levou a essa situação foi o esforço para ter acesso à educação. Sem alternativas, muitos alunos no Piauí são obrigados a locomover-se em cima de carrocerias de carros velhos e sem segurança, nos chamados “pau de arara”. No caso desta vítima, o final pode ser trágico e custar-lhe a própria vida.

O caso aconteceu na cidade de Jaicós, distante 364 km de Teresina, no último dia 16 de setembro. Um menino pulou da carroceria de uma picape D-20 que transportava alunos da zona rural até a escola na cidade após perceber que o motorista se esqueceu de parar o veículo no ponto exato.

Ele se jogou da picape e se machucou gravemente. Segundo informações apuradas pelo OitoMeia, o condutor da picape que era usada como transporte “pau de arara” não voltou ao local para prestar socorro ao estudante. O menino foi levado gravemente ferido para receber os cuidados médicos e está internado em Teresina, desde então, em estado grave.

No Piauí estudantes ainda são transportados em paus de arara

Segundo o tenente Edivan Martins, comandante da Polícia Militar de Jaicós, o motorista em questão estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida e fazia parte de uma empresa terceirizada, que presta serviços para Prefeitura de Jaicós. Ele informou que o veículo transportava três crianças quando o acidente aconteceu. Segundo testemunhas, a criança foi deixada sozinha na parte externa do veículo enquanto o motorista e outras menores se acomodaram na cabine.

“A criança mora na zona rural e pegou carona com esse carro que transporta os alunos. Ele ia sozinho na carroceira e outros dois iam na cabine. O motorista ia deixar os outros dois em um ponto mais além do ponto da criança e acabou se esquecendo de parar onde combinaram. Assim, ele pulou do carro. O motorista disse para a polícia que era impossível voltar para socorrê-lo”, explicou o comandante.

Delegada Milena Soares e delegado Albert Paulo Sérvio (Foto: Ricardo Morais

‘DESVIO DE DINHEIRO DAVA PARA COMPRAR TRANSPORTE ESCOLAR”

O caso em Jaicós diz respeito à rede municipal de ensino. No caso a Prefeitura Municipal, através da secretaria de Educação, deverá responder pelo caso de estar utilizando transporte do tipo “pau de arara” para levar estudantes. Mas não custa lembrar o que foi constatado pela Polícia Federal em investigação que desencadeou a Operação Satélites, nesta quarta-feira (25/09), uma extensão da Operação Topique, que envolve empresários do setor de transporte e funcionários públicos.

O episódio em Jaicós não é exclusivo do município. No ano de 2017, outra criança caiu também de um veículo “pau de arara” na cidade de Oeiras. Nessas situações há uma escolha imposta para as crianças: ou se arriscam em meio aos carros velhos e inseguros ou deixam de frequentar a escola, pois não há uma outra alternativa. De acordo com o delegado Albert Paulo Sérvio, ao todo foram desviados no esquema feitos entre 2015 e 2017, R$ 51 milhões e disse que esse dinheiro seria suficiente“para comprar 200 ônibus”.

Fonte: Oito Meia

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo altera regras para uso de armas por policiais; veja o que muda

Decreto publicado pelo governo federal estabelece regras para uso da força por policiais, incluindo restrições ao uso de armas. Nesta...

Lei que cria Política Nacional de Cuidados entra em vigor no Brasil

Objetivo é criar uma rede de suporte mais robusta e eficaz no país. A Lei 15.069 de 2024, que institui a...

Em apenas dois anos, Governo do Piauí amplia em mais 800km a malha rodoviária piauiense

Esse valor corresponde somente aos trechos novos asfaltados pelo DER. Em dois anos, o Piauí ganhou mais de 800km de...

Idepi garantiu investimentos de mais de R$ 300 milhões em obras de segurança hídrica em 2024

Um dos principais marcos é a retomada da construção da Barragem de Atalaia, localizada no município de Sebastião Barros....
spot_img

Prova de Vida Piauíprev: agilidade e segurança para os servidores públicos do Piauí

A digitalização da Prova de Vida está transformando a relação dos beneficiários com o sistema previdenciário do Estado. Aos 94...

Ganhou um celular? Aprenda como transferir dados do velho para o novo

Veja como fazer a migração das informações de iPhones, Androids e entre as plataformas. Fique atento para o WhatsApp,...
spot_img

Posts Recomendados