Erika Hilton aciona CNE para regulamentar cotas trans em universidades

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou na sexta (1º) um ofício junto ao CNE (Conselho Nacional de Educação) solicitando a regulamentação nacional das cotas para pessoas trans e travestis no ensino superior brasileiro.

Foto: Vinicius Loures

O pleito surge em resposta ao aumento de decisões judiciais que colocam em dúvida a continuidade de políticas afirmativas implementadas por universidades públicas, como a recente anulação das cotas trans na FURG (Universidade Federal do Rio Grande), que pode levar ao cancelamento de matrículas feitas entre 2023 e 2025.

A parlamentar solicita que o CNE elabore uma resolução normativa que estabeleça diretrizes nacionais para a adoção de cotas trans; que o processo seja público e participativo, com envolvimento direto de organizações sociais e que haja articulação entre os diferentes níveis de ensino sobre diversidade de gênero.

Ela também pede que o CNE emita, com urgência, uma nota técnica em defesa da FURG e de todas as universidades que adotaram cotas trans, para subsidiar juridicamente as instituições.

No documento, Hilton menciona a crescente insegurança jurídica que atinge essas políticas diante da ausência de uma diretriz federal específica. Atualmente, 23 universidades públicas já adotam cotas trans, mas, diz a deputada, ofensivas judiciais e administrativas ameaçam sua continuidade.

A parlamentar afirma que apenas 0,3% da população trans e travesti acessa o ensino superior e que a expectativa de vida dessa população gira em torno de 35 anos no Brasil.

“Essa regulamentação é fundamental para garantir segurança jurídica, resguardar a autonomia universitária e consolidar o direito de pessoas trans à educação. Não é uma pauta identitária isolada, é uma resposta concreta às desigualdades brutais que seguimos enfrentando. E isso é dever do Estado brasileiro”, afirma Hilton.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Novas regras do PIX começam a valer e facilitam recuperação de dinheiro roubado

Sistema de devolução do PIX vai rastrear com mais precisão caminho do dinheiro e permitir que valores desviados sejam...

MEC lança obras do Hospital Universitário em Parnaíba com 120 leitos e investimento de R$ 48,3 milhões

Projeto inclui construção de 20 leitos de UTIs; na solenidade também foi anunciado revitalização do Restaurante Universitário da UFDpar. Parnaíba...

Detran-PI estuda fim da baliza obrigatória na prova prática da CNH; entenda

Ao menos dez estados já não exigem o teste da baliza na prova prática. O Departamento Estadual de Trânsito do...

Antônio Luiz rebate críticas sobre nomeação na Segurança e promete acelerar redução da criminalidade no Piauí

O recém-empossado secretário estadual de Segurança Pública do Piauí, Antônio Luiz, rebateu as críticas relacionadas à sua nomeação para...
spot_img

Previsão indica risco de chuvas intensas e ventos fortes no extremo sul do Piauí

Após um fim de semana com redução no volume de chuvas, a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos...

TCE-PI aprova contas de 2024 e confirma aprovação integral dos oito anos da gestão Neidinha Lima em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aprovou as contas administrativas...
spot_img

Posts Recomendados