CuriosidadesErupção de vulcão na Islândia chega ao dobro do...

Erupção de vulcão na Islândia chega ao dobro do normal

-

spot_img

Lava do vulcão cobre 1,8 quilômetros quadrados e tem uma massa total de cerca de 30 milhões de metros cúbicos.

 O fluxo da lava do vulcão na península de Reykjanes, próximo à capital Reykjavik, na Islândia, chegou a uma erupção duas vezes mais poderosa do que de costume, segundo cientistas islandeses. O vulcão entrou em erupção há dois meses, e não demonstra sinais de que vai parar, surpreendendo os cientistas.  

Foto: Erez Marom/Reuters

“É incomum que uma erupção esteja aumentando em sua oitava semana e não há sinais de que vamos ver essa parada. Este é um tipo de erupção diferente do que estamos acostumados a ver ”, disse o geofísico Magnús Tumi Guðmundsson ao RÚV, Serviço Nacional de Radiodifusão da Islândia.

Os dados mostram que 95% das erupções são mais poderosas no início e, em seguida, perdem energia gradual ou repentinamente.

A erupção perto de Fagradalsfjall parece ser uma exceção a essa regra. “Um aumento significativo no fluxo de lava ocorreu em Fagradalsfjall nas últimas semanas”, confirma um comunicado de imprensa do Departamento de Ciências da terra da Universidade da Islândia.

O aumento do fluxo de lava parece ir de encontro com os fontais de lava que são regularmente lançados para o alto. O novo campo de lava do vulcão agora cobre 1,8 quilômetros quadrados e tem uma massa total de cerca de 30 milhões de metros cúbicos.

A maioria das erupções se origina de uma câmara magmática sob um vulcão central. A pressão e o tamanho da câmara determinam a duração e o tamanho da erupção. “Mas essa erupção parece ser controlada pelo canal de erupção e quanto ele pode transportar. O canal que se abriu era particularmente estreito e longo”, afirma o relatório da universidade – acrescentando que as evidências sugerem que está se alargando com o passar do tempo.

Magnús Tumi diz que os dados confirmam o que muitos sentiram instintivamente: que a erupção está cada vez maior. “Não era certo antes, porém, como a erupção anteriormente estável tornou-se mais volátil, por isso é mais difícil de comparar”, afirmou.

Camila Neumam, da CNN, em São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Irmão da primeira dama Michelle Bolsonaro tem cargo no Senado com salário de R$ 13,5 mil

O servidor Diego Torres Dourado, de 33 anos, irmão de Michelle Bolsonaro, foi nomeado no final de março para...

Prefeita Neidinha Lima anuncia a retomada de cirurgias eletivas no Hospital de Guadalupe

A prefeita Neidinha Lima anunciou a volta do conceituado médico Dr. Dílson Barbosa Gomes, com atendimentos em consultório e...

Governo Federal reconhece emergência em 34 cidades do Piauí por causa da seca

Agora, já são 51 as cidades piauienses com reconhecimento federal. A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em...

Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Piauí morre vítima da covid

O comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, Coronel Demetrius Rodrigues do Rêgo, lamentou a morte do bombeiro. Morreu na...
spot_img

Juliette é atração confirmada na live ‘Carvalheira e Xand Avião na Fogueira’

Se não bastasse a presença de nomes como Xand Avião, DJ Ivis, Nattan e Tato do Falamansa, a live...

Florentino Neto anuncia chegada de mais 97.640 doses de vacinas ao Piauí

O anúncio foi feito através das redes sociais. O Piauí deve receber doses da Pfizer, Coronavac e Janssen. O secretário...
spot_img

Posts Recomendados