Escada de 60 metros de altura é inaugurada no Parque Nacional da Serra da Capivara

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A estrutura vai possibilitar uma vista panorâmica do parque.

Nesta terça-feira (19), quando é comemorado o Dia do Piauí, foi inaugurada uma escada que tem 60 metros de altura e que vai garantir uma vista panorâmica do Parque Nacional da Serra Capivara, em São Raimundo Nonato, distante 522 km de Teresina, no Sul do Piauí.

A inauguração teve a participação do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, das deputadas federais Margarete Coelho (Progressistas) e Iracema Portella (Progressitas), o ex-deputado Paes Landim (PTB), entre outras autoridades.

A escada possui 114 degraus e o visitante que conseguir chegar até o final vai ter uma vista panorâmica do alto da Chapada Boqueirão Borges. Essa área faz parte do circuito da Pedra Furada que dá acesso ao Baixão Rodrigues.

Escada de 60 metros de altura no Parque Nacional da Serra da Capivara — Foto: Divulgação/ICMBio

A obra foi realizada por meio de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Paes Landim, no valor de R$ 700 mil. Além da escada, foram revitalizadas passarelas, um poço que abastece o parque, banheiros e guarita.

Essa área visitada estava fechada desde março de 2020 devido à pandemia e agora foi reaberto. A obra foi realizada com o objetivo de garantir mais segurança aos visitantes que pretendem contemplar a vista panorâmica.

Parque Serra da Capivara

Serra da Capivara — Foto: André Pessoa/Arquivo pessoal

O Parque Nacional da Serra da Capivara é o maior parque de pinturas rupestres do mundo. Ele foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Com 130 mil hectares e mais de 1.200 sítios com arte rupestre, pinturas que foram feitas em rochas e paredes de cavernas há milhares de anos, atrai cientistas e turistas de todo o mundo.

Os trabalhos realizados no parque pela equipe da arqueóloga Niède Guidon, presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), foram fundamentais para comprovar que os primeiros homens a chegarem na América datam de cerca de 100 mil anos.

No parque é possível encontrar registros rupestres pré-históricos, especialmente as pinturas gravadas nas rochas com cenas de caça, sexo, guerra e outros aspectos da vida cotidiana. O local ainda tem cânions gigantescos que chegam aos 200 metros de altura, além de belíssimos platôs. Os paredões são resultados da movimentação das placas tectônicas da Terra há cerca de 200 milhões de anos.

Com informações do G1Piauí

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

PM lança Operação Semana Santa Segura em todo o Piauí, com o reforço de cerca de 2 mil policiais

Cerca de 2 mil policiais militares e mais de 500 viaturas atuarão diretamente na operação. A Polícia Militar do Piauí...

Jogador Daniel Alves recebeu ‘amigos encapuzados’ e deu festa em casa: ‘Até cinco da manhã’, diz TV

Atleta foi xingado ao comparecer pela primeira vez a tribunal de Barcelona desde que deixou a cadeia Depois de deixar...

Mais 165 municípios serão contemplados com doses de vacinas contra a dengue

Remanejamento foi feito com base nas Regiões de Saúde, considerando critérios como a alta transmissão nos últimos dez anos...

Explosão de casos Dengue no Brasil: como ‘ilhas de calor’ ajudam na multiplicação do mosquito nas grandes cidades

As ilhas de calor estão em lugares com muitas construções como, por exemplo, quando um prédio fica bem colado...
spot_img

MS alerta para a importância da rotulagem nutricional nos alimentos

Selo com a imagem de uma lupa no rótulo dos produtos avisa sobre a presença de nutrientes críticos. Lista...

Alexandre de Moraes liberta coronéis da PMDF réus por omissão no 8 de janeiro

Eles usarão tornozeleira eletrônica e não podem utilizar redes sociais O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF),...
spot_img

Posts Recomendados