Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA.
A programação em comemoração aos 96 anos de emancipação política de Guadalupe seguiu na tarde desta sexta-feira (22) com a inauguração do Anexo da Escola Eduarda Batista, no bairro Coqueiro. A obra amplia e moderniza a estrutura da unidade, oferecendo mais qualidade para alunos, professores e servidores da educação.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Jesse James, da primeira-dama Amanda Souza, da vice-prefeita Hélvia Almeida, da ex-prefeita Neidinha Lima, dos vereadores Domingos Martins, João Martins e Lorena Rocha, além de secretários municipais, da diretora da unidade, Edna Mateus, da coordenadora Valmira Oliveira, professores e servidores da escola.

Ao Portal Cidade Luz, o prefeito Jesse James e a secretária municipal de Educação, Jocilene Miranda, destacaram a importância da ampliação. Foram construídas mais cinco salas de aula, além de um laboratório de informática e uma nova cantina. Com essas melhorias, a escola passa a contar com 10 salas de aula e 10 banheiros, sendo quatro masculinos, quatro femininos e dois adaptados para acessibilidade.
O prefeito Jesse James também informou que, com a ampliação, a escola agora conta com uma estrutura moderna, preparada para em breve funcionar como unidade de ensino em tempo integral, oferecendo ainda mais oportunidades e suporte para os alunos e suas famílias.

Durante a solenidade, a ex-prefeita Neidinha Lima lembrou que, em sua gestão, a escola chegou a enfrentar o risco de fechamento por falta de alunos, mas com uma força-tarefa e ações de busca ativa, conseguiu ser mantida em funcionamento. “É gratificante ver que hoje a unidade não só continua, mas cresce e se fortalece com essa nova estrutura”, afirmou.
A diretora Edna Mateus ressaltou que a escola atende atualmente 134 alunos e se tornou uma referência na rede municipal, conquistando reconhecimentos importantes, incluindo uma premiação de R$ 30 mil recentemente. Ela explicou que a unidade é mista, oferecendo desde creche e maternal I e II, até o ensino fundamental menor (1º ao 5º ano) e maior (6º ano).
Professores e servidores presentes também relataram a alegria de ver um espaço mais amplo, agradável e moderno. “É um ganho para todos nós: alunos, professores e a comunidade”, resumiu a diretora.
O evento integra a programação oficial dos 96 anos de Guadalupe, que segue até o dia 25 de agosto.
Confira as imagens





















































