Esposa do presidente Lula, Janja, terá cargo oficial sem remuneração no governo

-

Primeira-dama despacha no mesmo andar de Lula no Palácio do Planalto

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, deve ser nomeada para um cargo não remunerado no Palácio do Planalto, com o objetivo de institucionalizar a participação em cerimônias e reuniões em diferentes estruturas do governo.

Nos dois primeiros meses de governo, Janja, que é socióloga, não teve um cargo definido. Apesar disso, ela assumiu postura de protagonismo e despachou diariamente do Palácio do Planalto.

Agora, o posto voluntário de Janja deve ficar numa estrutura nova: o Gabinete de Ações Estratégicas em Políticas Públicas. A ideia é que o cargo seja de articulação política entre diferentes áreas da Esplanada e de aconselhamento ao presidente da República.

Foto: Reprodução

A primeira-dama costuma dizer que quer ressignificar o papel tradicionalmente reservado às esposas dos mandatários.

A ideia do novo Gabinete de Ações Estratégicas em Políticas Públicas é de acompanhar e relatar ao mandatário como está o andamento de pautas consideradas prioritárias ao chefe do Executivo. Não caberá a ela, segundo interlocutores, a proposição ou execução de políticas públicas.

O cargo será não remunerado, uma vez que o governo não pode empregar familiares do presidente. Neste gabinete, estarão os quatro assessores que já trabalham com Janja. O plano é que a agenda de trabalho dela tenha visibilidade, inclusive com a divulgação diária dos seus compromissos públicos.

De acordo com auxiliares palacianos, a proposta começou a ser desenhada ainda na transição, por determinação de Lula.

Janja já despacha no terceiro andar do Planalto, o mesmo do gabinete presidencial. Sua sala já tem uma placa com o nome da nova função, mas a estrutura ainda deve ser oficializada em publicação no Diário Oficial da União.

As últimas antecessoras de Janja tiveram atuação mais discreta e participaram como presidentes de conselho voltado para políticas de assistência social. No caso de Michelle Bolsonaro, ela comandou o Pátria Voluntária, extinto pelo governo Lula. Já Marcela Temer foi embaixadora do Criança Feliz.

Janja, por sua vez, não quer trabalhar num único projeto. Segundo relatos, sua ideia é usar sua experiência profissional e de militância política para contribuir para um conjunto de políticas públicas, que é o seu interesse maior; e atuar naquilo que o presidente julgar estratégico.

Ainda que seu cargo não esteja formalizado, Janja participou de reuniões em ministérios, como na Cultura. Na ocasião, ela acompanhou a criação dos comitês de cultura, uma promessa eleitoral de Lula.

Além disso, organizou encontros com a sociedade civil, como o café da manhã com influenciadores, e depois um encontro em alusão ao mês da mulher com ministras, presidentes de bancos públicos e imprensa.

Outra pauta considerada relevante para a primeira-dama no gabinete é a segurança alimentar. Quando ela trabalhou em Itaipu, foi coordenadora de um programa sobre o tema. Nesse sentido, Janja participou da primeira plenária do relançamento do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), no Planalto, na última terça-feira (28).

“Estou completamente à disposição do Consea. Quero participar das discussões, porque eu aprendo muito aqui. A gente pode rodar o Brasil levando essa questão da segurança alimentar e vamos novamente lutar para tirar o Brasil do mapa da fome. Como o presidente Lula falou, a gente já fez e faz de novo, é o desafio”, disse. Também participaram do evento os ministros Márcio Macedo (Secretaria-Geral) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social).

Além disso, nesta semana, a primeira-dama foi anfitriã de um café da manhã para inaugurar o mês da mulher e abordou outro tema que deve ser tratado pelo futuro gabinete: os casos de feminicídio no país.

“Esse tema da violência contra mulher é um tema que, para mim, é muito pessoal participar, que eu vou com todas minhas forças trabalhar junto com o Ministério das Mulheres e com a sociedade civil para que a gente não possa mais mandar mensagem de força para uma mulher baleada por seu namorado e companheiro”, disse.

Ela acrescentou que chegar ao índice zero de feminicídio e acabar com a fome talvez sejam “uma obsessão do governo”.

O tema também foi pauta de uma reunião no Planalto na última quinta-feira (2) entre Janja, a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, e a da Igualdade Racial, Anielle Franco. As duas têm bastante afinidade com a primeira-dama.

    Por Marianna Holanda/Victoria Azevedo – Folha S. Paulo

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    CAPTCHA user score failed. Please contact us!

    Posts Recentes

    Figueira Junior, dublador de Dragon Ball e Futurama, morre aos 60 anos

    Profissional ficou conhecido por dar voz a personagens como Fry e Androide 17. O dublador Figueira Junior morreu aos 60...

    Embarcações passam a atuar no policiamento fluvial e no combate ao crime no Piauí

    As novas embarcações da PMPI são oriundas da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que foram colocadas à disposição...

    Pai de Endrick revela que nasceu em Teresina e destaca origem piauiense da família

    Uma revelação feita por Douglas Sousa, pai do atacante Endrick, da Seleção Brasileira e do Real Madrid, chamou a...

    MPF leva Prefeitura de Coronel José Dias a retirar barreiras e suspender taxa no Parque Serra da Capivara

    O prefeito de Coronel José Dias, Victor Carvalho (PSD), determinou a retirada das barreiras físicas instaladas nos acessos ao...

    Ciro Nogueira é recebido por diversos grupos políticos em agenda em Agricolândia

    Senador destina recursos para pavimentação, estádio e barragem em Agricolândia O senador e pré-candidato à reeleição, Ciro Nogueira, em agenda...

    PRF prende argentino procurado pela Interpol após abordagem na BR-226, no Maranhão

    Um argentino procurado internacionalmente foi preso durante uma operação integrada da Polícia Civil do Maranhão, da Polícia Rodoviária Federal...

    Governado do Piauí premia escolas com as melhores práticas de alfabetização no estado

    Esta é a 2ª edição da premiação promovida pela...

    MPT do Maranhão irá abrir inquérito sobre desabamento no Mix Mateus

    O Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA) informou...

    Você também pode gostar
    Recomendado para você