Secretário de Segurança diz que forças vão trabalhar de forma integrada para garantir a ordem.
Mais de 5 mil policiais militares farão a segurança das eleições no Piauí. A informação é do secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira. Ele disse que a ida dos profissionais de segurança começam a viajar a partir desta quinta-feira, dia 29. “Mas eventualmente já estamos enviando policias como equipes de inteligência”, disse, declarando que mais de 70% do efetivo estará empenhado em garantir a segurança.
Segundo o secretário, quase todo o efetivo estará trabalhando nas eleições e em cada local de votação haverá policial, além do efetivo na rua para garantir a ordem.
O coronel informa que já foi garantido recurso na ordem de R$ 4 milhões para pagamento de diárias, combustível e cobrir os custos com o pleito. “Vamos trabalhar em conjunto com a Polícia Civil, as Guardas Municipais, além da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal”, disse, enfatizando que o Tribunal Superior Eleitoral determinou também a vinda do efetivo do Exército Brasileiro para atuar nas eleições.
Na operação, a Polícia Civil vai garantir o efetivo que já atua, além de um reforço extra de 300 homens.
Coronel Rubens afirma que o pleito deve ser tranquilo, pois os profissionais já estão acostumados a trabalhar em outros pleitos e foi feito todo planejamento para a garantia da ordem no primeiro turno e, no segundo turno, caso seja necessário.
O secretário aponta ainda que alguns municípios demandam mais atenção e comentou que as grandes cidades, que concentram maior número de eleitores terão maior efetivo.
De acordo com o comandante da Polícia Militar, coronel Scheiwann Lopes, os 224 municípios terão forças especiais, com reforços a mais de 80 cidades com tropas federais.
O comandante da PM disse que a expectativa é que a população possa votar com segurança, tranquilidade e que possa respeitar a legislação.
Por Isabel Cardoso/Meionorte.com