Estudantes Seduc conquistam 205 medalhas na Olimpíada Científica de Língua Portuguesa do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Além da premiação em medalhas, os estudantes e professores irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), por um período de 6 meses.

Os Estudantes e Professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conquistaram 205 medalhas na Olimpíada Científica de Língua Portuguesa do Piauí (OCLIPI). A premiação ocorreu durante o I Congresso Nacional de Letramentos – COLES, realizado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Teresina, entre os dias 16 e 18 de outubro.

A Olimpíada premiou a produção científica de 43 equipes, cada uma composta por um professor orientador de Língua Portuguesa e quatro estudantes,  de escolas das redes estadual e municipal, nas turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Ao todo, a competição premiou 5 equipes com Ouros, 18 equipes com Pratas e 20 equipes com Bronzes.

A OCLIPI é realizada pela Seduc, por meio da SEDUC Olímpica, com financiamento do CNPQ/Ministério da Ciência, Inovação e Tecnologia, com proposta aprovada na Chamada Pública nº 03/2023. O projeto é de autoria da Profa. Dra. Shirlei Marly Alves, coordenadora do Projeto Recomposição da Aprendizagem. O objetivo é incentivar, na educação básica, o ensino de língua portuguesa orientado pela pesquisa científica e promover o letramento científico de estudantes e professores, com exploração de aspectos das culturas locais.

O Secretário Washington Bandeira destaca o incentivo à pesquisa acadêmica nas Escolas Seduc. “São 205 medalhas conquistadas pelos nossos estudantes e professores em uma Olimpíada que cria o interesse pela pesquisa científica ainda no Ensino Básico. Foi um momento oportuno para eles vivenciarem um ambiente de troca de conhecimentos com importantes pesquisadores da academia”, disse o Secretário.

As equipes expuseram os resultados das suas pesquisas científicas da área de Letras com o tema “Dizeres e saberes do nosso povo”, em formato de pôster no Congresso.

A história de Agricolândia rendeu Ouro para a equipe do CETI João Ferry formada pela professora Maria Cleonilda de Oliveira e os estudantes Júlia Sousa, Lorrayne Vieira, Carlos Daniel Pereira e Daniel Lopes. Os alunos produziram a pesquisa “Linguagem figurativa no cultivo de arroz em Agricolândia: Uma análise sociocultural e linguística”.

“Minha experiência na Olimpíada foi única, por levar minha cultura, que não é muito conhecida, a várias pessoas por meio da pesquisa acadêmica”, ressaltou o aluno Daniel Lopes.

O caráter inclusivo da Olimpíada assegurou a participação de Carlos Daniel Ferreira Pereira, estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que expôs sua pesquisa. “Fiquei nervoso, mas consegui conversar com as pessoas que deram as notas. Foi muito bom participar desse evento, pois eu tive a oportunidade de aprender mais e conhecer outras pesquisas”, disse o jovem.

Outra escola Seduc premiada com o Ouro foi a equipe CETI Professor Ubiraci Carvalho, do município de São João da Serra. As alunas Joseane Vieira, Karina da Silva, Yaíza Lopes e Flávia Cavalcante, com o professor João Carvalho, apresentaram o texto “Biografia, Memória e Sociedade: Uma leitura do Cordel Biográfico, Pe. Cláudio: O Homem do Povo”, de Antônio Carlos de Almeida, em São João da Serra-PI. A escolha da biografia do pároco Cláudio Lopes de Sousa se deu em virtude de sua importância social e cultural para a história do município.

Equipe Ceti Professor Ubiraci - São João da Serra.jpeg

“Foi uma experiência incrível participar do Congresso e ainda homenagear a figura do Pe. Claudio ao levar o nome da nossa cidade”, disse Karina da Silva. “Participar de um trabalho com tamanha importância para nossa cidade é gratificante”, comentou Flavia.

Além da premiação em medalhas, os estudantes e professores irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), por um período de 6 meses. A bolsa é destinada à elaboração de um produto pedagógico ou cultural.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Fim de semana com previsão de chuva no Piauí; veja onde a chuva será mais intensa

A recomendação é que a população acompanhe as atualizações diárias da previsão do tempo, especialmente em regiões onde o...

Planalto informa que exame de Lula após cirurgia de catarata apresenta evolução satisfatória

Presidente fez uma cirurgia de catarata na última sexta-feira (30), e voltará às atividades habituais na segunda-feira (2), após...

Washington Bandeira diz desconhecer articulação para o Senado

O pré-candidato a vice-governador do Piauí, Washington Bandeira, afirmou que não tem conhecimento de articulações para uma eventual candidatura...

PSD tenta se destacar como alternativa de direita, enquanto Flávio segue na frente

Levantamento mais recente da Quaest aponta que eleitorado da direita não bolsonarista apoia majoritariamente o candidato indicado por Bolsonaro. Com...
spot_img

Cruzetão FC conquista o título do 30º Torneio de Futsal de Férias em Guadalupe; premiação é entregue aos destaques da competição

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Cruzetão FC sagrou-se campeão do 30º Torneio de Futsal de Férias –...

Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães

Homem confinava os cachorros em subsolo de loja em São Paulo O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou...
spot_img

Posts Recomendados