Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Estudantes Seduc conquistam 205 medalhas na Olimpíada Científica de Língua Portuguesa do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Além da premiação em medalhas, os estudantes e professores irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), por um período de 6 meses.

Os Estudantes e Professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conquistaram 205 medalhas na Olimpíada Científica de Língua Portuguesa do Piauí (OCLIPI). A premiação ocorreu durante o I Congresso Nacional de Letramentos – COLES, realizado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Teresina, entre os dias 16 e 18 de outubro.

A Olimpíada premiou a produção científica de 43 equipes, cada uma composta por um professor orientador de Língua Portuguesa e quatro estudantes,  de escolas das redes estadual e municipal, nas turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Ao todo, a competição premiou 5 equipes com Ouros, 18 equipes com Pratas e 20 equipes com Bronzes.

A OCLIPI é realizada pela Seduc, por meio da SEDUC Olímpica, com financiamento do CNPQ/Ministério da Ciência, Inovação e Tecnologia, com proposta aprovada na Chamada Pública nº 03/2023. O projeto é de autoria da Profa. Dra. Shirlei Marly Alves, coordenadora do Projeto Recomposição da Aprendizagem. O objetivo é incentivar, na educação básica, o ensino de língua portuguesa orientado pela pesquisa científica e promover o letramento científico de estudantes e professores, com exploração de aspectos das culturas locais.

O Secretário Washington Bandeira destaca o incentivo à pesquisa acadêmica nas Escolas Seduc. “São 205 medalhas conquistadas pelos nossos estudantes e professores em uma Olimpíada que cria o interesse pela pesquisa científica ainda no Ensino Básico. Foi um momento oportuno para eles vivenciarem um ambiente de troca de conhecimentos com importantes pesquisadores da academia”, disse o Secretário.

As equipes expuseram os resultados das suas pesquisas científicas da área de Letras com o tema “Dizeres e saberes do nosso povo”, em formato de pôster no Congresso.

A história de Agricolândia rendeu Ouro para a equipe do CETI João Ferry formada pela professora Maria Cleonilda de Oliveira e os estudantes Júlia Sousa, Lorrayne Vieira, Carlos Daniel Pereira e Daniel Lopes. Os alunos produziram a pesquisa “Linguagem figurativa no cultivo de arroz em Agricolândia: Uma análise sociocultural e linguística”.

“Minha experiência na Olimpíada foi única, por levar minha cultura, que não é muito conhecida, a várias pessoas por meio da pesquisa acadêmica”, ressaltou o aluno Daniel Lopes.

O caráter inclusivo da Olimpíada assegurou a participação de Carlos Daniel Ferreira Pereira, estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que expôs sua pesquisa. “Fiquei nervoso, mas consegui conversar com as pessoas que deram as notas. Foi muito bom participar desse evento, pois eu tive a oportunidade de aprender mais e conhecer outras pesquisas”, disse o jovem.

Outra escola Seduc premiada com o Ouro foi a equipe CETI Professor Ubiraci Carvalho, do município de São João da Serra. As alunas Joseane Vieira, Karina da Silva, Yaíza Lopes e Flávia Cavalcante, com o professor João Carvalho, apresentaram o texto “Biografia, Memória e Sociedade: Uma leitura do Cordel Biográfico, Pe. Cláudio: O Homem do Povo”, de Antônio Carlos de Almeida, em São João da Serra-PI. A escolha da biografia do pároco Cláudio Lopes de Sousa se deu em virtude de sua importância social e cultural para a história do município.

Equipe Ceti Professor Ubiraci - São João da Serra.jpeg

“Foi uma experiência incrível participar do Congresso e ainda homenagear a figura do Pe. Claudio ao levar o nome da nossa cidade”, disse Karina da Silva. “Participar de um trabalho com tamanha importância para nossa cidade é gratificante”, comentou Flavia.

Além da premiação em medalhas, os estudantes e professores irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), por um período de 6 meses. A bolsa é destinada à elaboração de um produto pedagógico ou cultural.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rafael Fonteles vai indicar 1° suplente da chapa de Júlio César ao Senado

O governador Rafael Fonteles (PT-PI) terá a responsabilidade de indicar o primeiro suplente da chapa do deputado federal Júlio...

Em Floriano, Marcus Vinícius e Wellington Dias farão o lançamento do Programa Acredita

Por meio de uma série de iniciativas em diferentes setores, o deputado florianense tem promovido avanços na qualidade de...

Confidencial: Lula reclama de vazamento de conversa com presidente chinês e Janja

De acordo com fontes que participaram da reunião, Janja teria pedido a palavra para falar sobre os efeitos nocivos...

Maio é o último mês com repasse do Benefício Extraordinário de Transição do Bolsa Família

O BET foi criado em 2023 como uma medida temporária, com o objetivo de garantir que nenhuma família tivesse...
spot_img

Primeira-dama de Guadalupe integra fórum estadual voltado à promoção da primeira infância

Por Gleison Fernandes. Evento realizado em Teresina reuniu primeiras-damas, prefeitas e lideranças em prol do desenvolvimento integral das crianças piauienses. A...

Violência contra população LGBT cresceu mais de 1.000% na última década

Registros apontam homossexuais, bissexuais e trans atendidos nos hospitais por agressões, mas não são necessariamente casos de LGBTFobia, alerta...
spot_img

Posts Recomendados