Capivara Ride, Picos Pro Race e GP Teresina de Ciclismo são alguns dos eventos que impulsionaram o turismo piauiense no cenário nacional e internacional neste ano.
19 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Ciclista, prática que tem movimentado o turismo esportivo no Piauí e fortalecido os destinos com a realização de eventos voltados para o segmento. E um dos maiores eventos de ciclismo do estado, o Capivara Ride, ocorre, neste sábado (19) e domingo (20), no Sítio do Mocó, em Coronel José Dias.
Em sua terceira edição, o evento vai reunir 800 desportistas que competem em um dos cenários mais belos e reconhecidos do país, o Parque Nacional Serra da Capivara, consolidando-o, assim, como um destino para o turismo de esportes e estimulando que mais pessoas conheçam as potencialidades do atrativo.
Para o diretor de Eventos e Patrocínios da Secretária de Estado do Turismo (Setur), José Neto Monteiro, o ciclismo é um grande aliado para o avanço do turismo piauiense e seus segmentos. “O esporte, assim como projetos que o englobam, é um importante instrumento que conecta pessoas, lugares e culturas. É a partir disso que podemos utilizá-lo para fortalecer o setor. A Setur está atenta e procura investir cada vez mais nesses eventos”, destacou Monteiro.
A capital piauiense, Teresina, é bastante famosa por realizar eventos ciclísticos ao longo do ano, como o GP Teresina de Ciclismo, que ocorreu em maio deste ano, e o The Bike Fest, realizado no início de agosto. Ambos reuniram atletas de vários estados brasileiros que, além de concorrerem a prêmios e se destacarem no meio, tiveram a oportunidade de conhecer e divulgar atrativos turísticos, como o Complexo Turístico Ponte Estaiada e os sítios rurais.
Já no mês de junho, integrando a programação do consagrado Festival de Inverno de Pedro II, a Setur lançou o P2 Experience, projeto que cativou turistas com uma série de ações, incluindo o Cicloturismo. Durante os dias de festival, visitantes puderam passear de bicicleta pelos atrativos turísticos da cidade em um roteiro desenvolvido e acompanhado por guias de turismo. A ação, além de proporcionar uma experiência única, demonstrou a importância desses profissionais, bem como as belezas da terra da opala.
Nesse primeiro semestre do ano, Picos também foi cenário para o Picos Pro-Race, reunindo, inclusive, atletas de outros países. Ele é o quinto maior evento de ciclismo do Brasil e o segundo do Nordeste. Além das provas de bicicleta, a edição enalteceu o artesanato, a gastronomia e a cultura local e promoveu shows musicais através do festival Picos 40º Graus. “É um evento que fomenta vários setores, movimentando a economia e gerando emprego e renda em toda região”, pontuou um dos seus realizadores, Daniel Freitas.
Outro evento ciclístico que estimulou o turismo piauiense, foi o Delta Tour de Ciclismo de Estrada, em Parnaíba. Integrando a programação de férias, a edição contou com cerca de 200 atletas participando nas categorias oficiais, fomentou o comércio local e trouxe, para a região, uma nova opção de lazer turística.