Ele ainda agradece homenagem recebida pela escola Raimundo Nonato de Santana e relata a história da Velha Guadalupe.
Nesta data em que se comemora 90 anos de emancipação política de nossa progressista Guadalupe, quero externar meus sentimentos de agradecimento à Escola Municipal Raimundo Nonato de Santana pela homenagem a que me foi conferida, bem como parabenizar sua atuação e de seus alunos querendo sempre um futuro para si e para a Cidade.
Quero também agradecer à Nossa Senhora de Guadalupe pelo êxito de nossa transferência para a nova Cidade quando, a pé e em procissão, indo ela na frente nos guiando, deixamos, saudosos, a velha Cidade para irmos ao encontro da nova Guadalupe.
Lembro-me que, ali chegando, dos prédios conveniados, somente recebemos o Grupo Escolar João Pinheiro que em um salão substancial transformamos, provisoriamente, em igreja no qual colocamos a imagem de nossa padroeira Nossa Senhora de Guadalupe, enquanto as salas de aula receberam as repartições públicas como: Gabinete do prefeito, Correios, Coletoria, Cartórios, enfim, todas as repartições necessárias para exercerem as finalidades da nova administração até sua conclusão definitiva.
Recordo-me, ainda, quando aos meus nove anos de idade tive o privilégio de assinar, junto com mais três irmãs: Alderina, Jardelina e Basília, a Ata de Elevação de povoado para Vila de Porto Seguro, em 1929. Hoje, Cidade de Guadalupe.
A saudade da velha Cidade se transformou em alegria pela prosperidade alcançada pela nova Guadalupe, lugar seguro e tranquilo e que nos deu repouso para vivermos uma nova vida.
Não esquecendo a presença de grandes magistrados como: Dr. Luís Carlos Guimarães Barbosa, substituído pelo então Dr. Marcus Antônio de Sousa e Silva pelo trabalho, inteligência, dedicação, honestidade e usta colaboração em suas sentenças reconhecidas por todos.
Nesses 90 anos de existência de nossa estimada Cidade de Guadalupe tenho muito a agradecer, especialmente a Deus por me permitir assistir o seu progresso e transformação e a todos os guadalupenses pelo carinho, confiança e consideração. E, aqui, parabenizo-a, Cidade Luz, por mais um ano de vida ativa e próspera.
Teresina, 25 de Agosto de 2019.
João Cardoso de Alencar