Fábio Novo promete expulsar políticos eleitos pelo PT que apoiarem adversários

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Futuro presidente do PT no Piauí ameaça punir prefeitos e deputados que declararem apoio a Ciro Nogueira, citando caso de Marden Menezes como exemplo.

O futuro presidente estadual do PT no Piauí, deputado Fábio Novo, reafirmou com veemência na noite desta quarta-feira (06/08) que fará uma verdadeira “faxina” no partido, punindo – inclusive com expulsão – qualquer político eleito pelo PT que declarar apoio a candidatos de legendas adversárias. O alvo imediato da medida são prefeitos e deputados petistas que estão apoiando a reeleição do senador Ciro Nogueira (PP), considerado inimigo número 1 do PT e dos governos Lula e Rafael Fonteles.

Foto: Matheus Santos

Novo não poupou exemplos para justificar sua posição. Citou o caso do deputado Marden Menezes, que foi expulso do PP após apoiar o governo de Rafael Fonteles (PT). “Quem não seguir as normas e o estatuto do Partido não deve ficar no partido”, declarou o parlamentar, em tom de alerta aos aliados que pensam em romper a disciplina partidária.

Curiosamente, a estratégia de Fábio Novo ecoa uma decisão recente do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Conforme noticiado pelo G1, a Executiva Nacional da legenda aprovou em julho uma resolução que proíbe políticos eleitos pelo PL de apoiar candidaturas de outras siglas. A punição para os infratores pode incluir desde a perda de acesso a recursos públicos para campanhas em 2026 até a expulsão do partido.

Para Novo, a medida do PL serve como um precedente válido. “Se outros partidos estão adotando essa postura, por que o PT não faria o mesmo?”, questionou, defendendo que a coerência ideológica e a lealdade partidária devem ser prioridade.

A proposta de Fábio Novo pode gerar conflitos internos. Alguns petistas argumentam que, em um sistema político marcado por alianças locais, a rigidez excessiva pode isolar o partido. O próprio caso de Marden Menezes ilustra a complexidade do cenário: se o PP o puniu por apoiar um petista, o PT agora ameaça fazer o mesmo com quem apoiar um adversário.

Ainda assim, Novo parece disposto a enfrentar as críticas. “Alguns podem sair, mas outros virão. O PT não pode abrir mão de seus princípios”, afirmou, sinalizando que, sob seu comando, a legenda adotará uma linha dura contra a infidelidade partidária. Para isso, a Comissão de Ética do PT será acionada com frequência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Câmara de Jerumenha aprova PPA, LOA e outros projetos do Executivo por unanimidade

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro,...

Concurso Seduc: publicado edital com salários de R$ 5 mil para professor no Piauí; confira

As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Foi...

Cerca de 73% dos professores serão beneficiados pelo novo Imposto de Renda da Pessoa Física

Pelo menos 1,5 milhão de docentes da educação básica terão mais renda disponível e cerca de 620 mil deixam...

Brasil pode ter seu 1º lançamento orbital da história nesta semana

Nesta quarta (17), a empresa sul-coreana de serviços de lançamento de satélites, INNOSPACE, anunciou o reagendamento do lançamento de...
spot_img

Júlio César recebe apoio de Lula e avança projeto ao Senado em 2026

Encontro no Planalto fortalece aliança com Rafael Fonteles e articulação da base no Piauí. O cenário político para as eleições...

Rodovia Transcerrados deve ser concluída até abril de 2026, anuncia DER-PI

A rodovia PI-397, conhecida como Transcerrados, deve ser totalmente concluída e inaugurada até abril de 2026. A informação foi...
spot_img

Posts Recomendados