Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Facebook não cumprirá decisão de bloquear contas bolsonaristas no exterior

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Facebook atendeu somente a primeira solicitação do Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para bloqueios das contas de perfis ligados ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Brasil. Já a segunda decisão do ministro, para que a suspensão seja realizada mundialmente, não foi atendida.

Segundo a CNN apurou, se o Facebook cumprisse essa decisão, a avaliação seria que isso poderia abrir um precedente perigoso para a liberdade de expressão, já que outros juízes, de outros países, poderiam fazer pedidos além de suas jurisdições geográficas. O que é ilegal em um país não necessariamente é ilegal em outro.

Em comunicado à imprensa, o Facebook afirmou, nesta sexta-feira (31), que irá recorrer da determinação.

A rede social afirmou que respeita as leis dos países em que atua, mas decidiu recorrer ao Supremo. “Respeitamos as leis dos países em que atuamos. Estamos recorrendo ao STF contra a decisão de bloqueio global de contas, considerando que a lei brasileira reconhece limites à sua jurisdição e a legitimidade de outras jurisdições”, diz o documento.

O primeiro bloqueio foi realizado na última sexta-feira (24) em todo o território nacional por ordem do ministro e atingia 16 contas no Twitter e 12 no Facebook. Alguns dos alvos da proibição conseguiram abrir novos perfis como se estivessem no exterior, em tese, fora do alcance da decisão do ministro. 

Por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, o Twitter voltou a bloquear contas de bolsonaristas: os atingidos haviam conseguido driblar proibições anteriores do próprio ministro.

Perícia citada na decisão do ministro ressaltou que Twitter e Facebook continuavam permitindo que os perfis fossem “acessados através de endereços IP de fora do Brasil, ou seja, permitindo que sejam acessados normalmente a partir de outros países”. 

Até as 20h50 de quinta-feira (30), contas de bolsonaristas atingidos pela decisão do ministro ainda não haviam sido bloqueadas pelo Facebook.

Edição: Marina Motomura

Da CNN

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Deputado Dr. Marcus Vinícius discute investimento de R$ 15 milhões para o Parque Empresarial de Floriano

O parlamentar se reuniu com a secretária da SDE, Janaima Marques, para tratar da execução da primeira fase do...

Van Damme é acusado de ter relações sexuais com mulheres vítimas de tráfico humano

Ator belga se tornou alvo de investigação na Romênia após supostamente manter relações sexuais com cinco modelos traficadas e...

Plataforma Made in Piauí é lançada para conectar produtores piauienses ao mercado digital

Além do marketplace, o programa também traz uma inovação com a criação do Selo de Origem Made In Piauí,...

Dados da Quaest mostram desgaste de Lula com 62% contra nova candidatura

Apenas 35% dos entrevistados manifestaram apoio a uma nova candidatura do petista. Uma pesquisa do instituto Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira...
spot_img

Preso homem de 31 anos que “namorava” adolescente de 13 anos em Manoel Emídio

A mãe da vítima denunciou o caso à polícia em fevereiro deste ano. Um homem de 31 anos foi preso...

Georgiano Neto rebate críticas sobre ausências na ALEPI e mira Câmara Federal em 2026

Deputado mais votado da história do Piauí defende trabalho "fora do plenário" e confirma pré-candidatura ao Congresso; polêmica com...
spot_img

Posts Recomendados