Falta de doses impede início da vacinação contra a covid em crianças 3 a 4 anos no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No restante do país, pelo menos seis capitais brasileiras já iniciaram a imunização.

A falta de doses da Coranavac tem impedido o início da vacinação no Piauí em crianças 3 a 4 anos contra a Covid-19, faixa etária liberada pelo Ministério da Saúde, na semana passada.

Em nota técnica enviada aos estados, o Ministério da Saúde afirma que, por conta da limitação de estoques, fica orientado o início da vacinação de forma gradual para todas as crianças imunocomprometidas de 3 e 4 anos de idade, seguida pelas faixas etárias de 4 e depois 3 anos de idade. Neste momento, as crianças a partir de 5 anos de idade, deverão ser vacinadas com a vacina Pfizer, nos esquemas já recomendados.

A Sesapi informou que já enviou a solicitação de 95 mil doses ao MS. O estoque atual de Coronavac está sendo utilizado para imunização de crianças 5 a 11 anos nos municípios. A Secretaria de Saúde ressalta ainda que o Piaui é primeiro lugar na aplicação de primeira dose e segundo em segunda dose e reforço.

Ainda segundo a nota do Ministério da Saúde, o órgão está em tratativas junto ao Instituto Butantan e ao Consórcio Covax, para aquisição de quantitativo de vacinas CoronaVac para atendimento da estimativa de crianças de 3 e 4 anos.

“Orienta-se que estados e municípios façam a gestão dos quantitativos disponíveis dessa vacina em seus estoques, com o intuito de garantir a segunda dose com o intervalo de 28 dias, até que os estoques sejam restabelecidos pelo Ministério da Saúde”, informa o Ministério.

A Coronavac em crianças a partir dos 3 anos foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a aplicação deveria começar de forma imediata. O próprio Ministério da Saúde orientou que estados e municípios incorporem imediatamente as crianças de 3 a 5 anos em suas campanhas de vacinação contra a covid. A Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI Covid-19), ligada à pasta, também recomendou a imunização no grupo.

Com informações do Cidade Verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prazo para adesão ao Desenrola Brasil termina na segunda-feira (20)

Segundo o Ministério da Fazenda, 14,7 milhões de pessoas já renegociaram cerca de R$ 51,7 bilhões em dívidas Essa é...

Campanha busca mobilizar população contra violência sexual infantil

Especialistas defendem educação sexual nas escolas A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (ligada ao...

Plano de Segurança de Barragens gera dúvidas na população de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, Piauí – O município de Guadalupe, localizado no sul do Piauí e...

Ônibus Lilás: Adriana Sá destaca os serviços que serão oferecidos em Landri Sales na quarta-feira, 22 de maio

Em Landri Sales, a Secretaria Estadual das Mulheres está convidando as mulheres do município para conhecerem o Ônibus Lilás...
spot_img

Maio Verde: 2,5 milhões de pessoas perdem a visão devido glaucoma

Doença pode causar perda de visão irreversível; campanha Maio Verde estimula conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce. A...

Imprensa nacional repercute Rafael Fonteles como “nova liderança” nacional

O texto, publicado no Blog do Noblat, no site Metrópoles. é assinado pelo Pós-doutor em Ciência Política, Antônio Carlos...
spot_img

Posts Recomendados