Ativar para ir para o player da Audima

Falta de médicos e contaminação deixa Picos e Floriano em alerta

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os municípios de Floriano e Picos estão em estado de alerta vermelho nas últimas horas. Duas situações provocaram 100% da ocupação de leitos de UTIs nos municípios, comprometendo o socorro aos pacientes.

Em Picos, um abrigo que atende idoso registrou um elevado índice de contaminação do novo coronavírus que provocou a internação dos idosos, elevando a ocupação dos leitos. Cerca de 10 pacientes que estavam no abrigo estão internados no hospital Justino Luz, que tem 35 leitos clínicos e 20 de UTIs.

Florentino Neto – Foto: Roberta Aline

Em Floriano, que já registrava alto índice de transmissão da Covid-19, o hospital Tibério Nunes está com ocupação de leitos no limite.

O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, informou que dos 10 idosos internados no hospital de Picos, somente um permanecerá no hospital. Os outros idosos apresentaram melhora da Covid e irão para um local que será definido pela Secretaria de Saúde do Município e pela Fundação Hospitalar do Piauí (Fepiserh).

“Os idosos não podem voltar para o abrigo porque estão na fase de transmissão, mas o deputado Pablo Santos e a Secretaria Municipal de Saúde de Picos articulam uma unidade de igreja católica para receber os idosos”, disse Florentino.

De acordo com Florentino a situação de Floriano gera também cuidados, já que a Sesapi tem 10 leitos de UTIs para funcionar e não encontra profissionais de saúde para contratar.

“Temos a capacidade de aumentar mais leitos clínicos em mais 15 e temos a capacidade de colocar em operação neste momento 10 leitos de UTis e já estão montados com todas as condições de operar, mas faltam profissionais médicos”, afirmou.

O secretário disse ainda que nesta sexta-feira a Sesapi estava voltada para resolver o problema de Floriano.

“Estamos numa força tarefa para resolver o problema. A Sesapi já colocou 10 leitos de UTI exclusivamente para Covid em Floriano e temos mais 10 leitos prontos com a dificuldade, neste momento, de falta médicos, uma dificuldade em todo o País”.

Diante a escassez de profissionais, Florentino lembrou que o governo do estado já pediu ajuda do governo federal para enviar profissionais de outros estados para o Piauí.

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Otan vai reforçar segurança perto da fronteira com a Rússia após drones sobrevoam a Dinamarca

Em um novo episódio da 'crise dos drones', equipamentos de origem desconhecida foram avistados no país na sexta-feira (26)....

Presidenta do PSOL tem visto cancelado pelos Estados Unidos

Boulos diz que o partido e o Brasil não aceitarão intimidação A presidenta nacional do PSOL, Paula Coradi (foto), teve...

Ministro Flávio Dino move processos contra opositores e solicita altas indenizações

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino solicitou à Polícia Federal (PF), no último dia 9, a...

Juiz cassa vereadores da situação e da oposição por fraude à cota de gênero no Piauí

As decisões são baseadas em denúncias que apontam fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024, ou...
spot_img

Rafael Fonteles nomeia ex-prefeito de Bertolínia para cargo comissionado no Detran

Petista já foi preso em 2029, numa operação do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do...

Piauí cria lei para reduzir o uso excessivo de telas por crianças e adolescentes; entenda

Texto contém um plano de ações para orientar sobre as consequências do uso excessivo de dispositivos eletrônicos na infância...
spot_img

Posts Recomendados