Paciente denuncia falta de medicamento para tratamento de leucemia.
A jovem Jessica Catharine denunciou que seu pai, Erivaldo Carvalho, que faz tratamento contra câncer no Hospital São Marcos, não conseguiu receber medicação.
De acordo com a filha do paciente esta quarta-feira (01) foi o dia do pai que luta contra um tipo de leucemia crônica receber o medicamento Mesilato de Imatinibe (Glivec) mas que foi informado que há cerca de 15 dias a medicação não é recebida no hospital e não há previsão para a distribuição.
Jéssica relatou que seu pai sempre está em contato com alguns conhecidos que também fazem tratamento no HSM e há um tempo ele soube que alguns colegas também ficaram sem uma outra medicação, o Desatinibe, que só recentemente voltaram a distribuir no hospital
“Estamos preocupados porque eles não deram qualquer previsão para quando o medicamento será entregue novamente. Além disso, essa medicação é distribuída mensalmente e tem um valor alto. Uma caixa custa cerca de R$ 2.300, não é algo que possamos arcar todos os meses”, explicou.
Após a publicação da matéria, o Hospital São Marcos enviou uma nota de esclarecimento afirmando que as medicações Imatinibes, Dasatinibe e Nilotinibe são fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para o tratamento dos pacientes, ficando o Hospital São Marcos responsável apenas pela distribuição e que 132 pacientes estão aguardando a chegada dos medicamentos.
Confira a nota na íntegra:
Os medicamentos Imatinibes, Dasatinibe e Nilotinibe são fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) para o tratamento dos pacientes, ficando o Hospital São Marcos responsável apenas pela distribuição.
Em novembro, a SESAPI aprovou a liberação de 47 caixas de Imatinibe 100mg e 227 caixas de Imatinibe 400mg. Deste quantitativo, o hospital recebeu apenas 04 caixas de Imatinibe 100mg e 91 caixas de Imatinibe 400mg. Esse quantitativo não supre o atendimento de todos os pacientes em tratamento.
Atualmente contamos com o quantitativo de 07 pacientes em uso de Imatinibe 100 mg, 223 pacientes em uso de Imatinibe 400mg e 33 pacientes que realizam a dose de 600mg que necessitam de Imatinibe de 100mg e 400mg. Desses pacientes assistidos, somente 02 pacientes receberam tratamento com Imatinibe 100mg, 117 receberam tratamento com Imatinibe 400mg e 12 pacientes receberam tratamento com Imatinibe de 100mg e 400mg no mês de novembro/2021.
No momento, 132 pacientes estão aguardando para continuarem o tratamento com o medicamento Imatinibe.
Com informações do ClubeNews