Faltam remédios em 45% dos Hospitais Municipais do Piauí, relata o Tribunal de Contas do Estado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Quase todos os hospitais municipais – 80% – estão com o alvará do Corpo de Bombeiros fora do prazo de validade, o que representa um perigo tanto para os pacientes como para os profissionais de saúde.

O Tribunal de Contas do Estado constatou uma série de irregularidades nos hospitais municipais de Teresina. Os problemas foram identificados durante uma fiscalização surpresa realizada na sexta-feira passada nos onze hospitais geridos pela Prefeitura. A auditoria foi feita para avaliar a qualidade do serviço prestado à população, identificar possíveis falhar e apontar eventuais correções ou ajustes nas gestões.

Faltam remédios em 45% dos Hospitais Municipais do Piauí

O relatório aponta que faltam medicamentos em pelo menos 45% das farmácias inspecionadas. E que, em 36% delas, os medicamentos estão armazenados em condições inadequadas ( em contato direto com o piso, parede ou teto). A ausência de farmacêuticos responsáveis foi constatada em 45% dos hospitais.

Quase todos os hospitais municipais – 80% – estão com o alvará do Corpo de Bombeiros fora do prazo de validade, o que representa um perigo tanto para os pacientes como para os profissionais de saúde. Em 27% das unidades de saúde, é o auto de vigilância sanitário que está com o prazo vencido.

Outro problema identificado foi a ausência de banheiros para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzidas. Eles não existem em cerca da metade dos hospitais municipais, mais especificamente em 45%. E para completar, em 27% dos hospitais visitados, os médicos estavam trabalhando de sobreaviso, ou seja, ficavam em casa e só compareciam ao local de trabalho quando acionados.

O resultado da fiscalização será encaminhado ao gabinete do Prefeito e à presidência da Fundação Municipal de Saúde para que sejam tomadas as providências cabíveis. Segundo o presidente do TCE-PI, Conselheiro Kennnedy Barros, esse tipo de auditoria será uma constante daqui pra frente e deve alcançar outras áreas da administração pública, como educação, segurança e transporte público.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júnior Nato lidera em todos os cenários, na espontânea, estimulada e tem aprovação de 89,04%, aponta pesquisa realizada em Jerumenha pelo Datamax

O instituto ouviu 301 eleitores no período de 23 a 24 de abril nas zonas rural e urbana do...

Alexandre de Moraes suspende lei que concedia autonomia a clubes de tiro

Ministro atendeu a pedido apresentado pelo PT, que questionou uma lei municipal de Ribeirão Preto (SP). O ministro Alexandre de...

Metrô de Teresina vai funcionar gratuitamente nos fins de semana que antecedem o Dia das Mães

Segundo a empresa que administra o serviço, o horário de funcionamento será das 7h às 13h30. O metrô de Teresina...

Unidades Básicas de Saúde de Floriano recebem novas câmaras frias

A secretária de saúde, Caroline Reis, destacou a importância dos novos equipamentos para o bom funcionamento dos serviços de...
spot_img

Rafael Fonteles sanciona reajuste salarial de 5,35% aos professores

Reajuste é baseado na lei nº 8.316, de 07 de março, e entrou em vigor a partir desse 1º...

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo

Novo status sanitário será submetido à organização internacional O governo federal informou nesta quinta-feira (2) que o Brasil se tornou...
spot_img

Posts Recomendados