Fantasias é o primeiro quesito no desempate do Grupo Especial do Rio Janeiro; confira a ordem da apuração das notas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Apuração começa às 16h e será transmitida pela TV Globo e g1. Este ano, será na Cidade do Samba, e não na Apoteose.

O quesito Fantasias será o primeiro critério de desempate da apuração das notas do Grupo Especial do Rio de Janeiro em 2024. O quesito julga a impressão causada pelas formas, materiais e cores; o acabamento e a leveza; e a uniformidade de detalhes.

A ordem de leitura dos quesitos foi sorteada no início da tarde desta quarta-feira (14). A apuração começa às 16h. Este ano, o evento que define a campeã do carnaval será na Cidade do Samba, em vez de acontecer na Apoteose.

A TV Globo e o g1 transmitem. Na sequência, o g1 exibe a apuração da Série Ouro.

© Fernando Frazão/Agência Brasil

Veja a ordem da abertura dos envelopes:

  1. Alegorias e adereços
  2. Bateria
  3. Evolução
  4. Mestre-sala e porta-bandeira
  5. Comissão de frente
  6. Enredo
  7. Harmonia
  8. Samba-enredo
  9. Fantasias

O desempate será nessa ordem:

  1. Fantasias
  2. Samba-enredo
  3. Harmonia
  4. Enredo
  5. Comissão de frente
  6. Mestre-sala e porta-bandeira
  7. Evolução
  8. Bateria
  9. Alegorias e adereços
Sede da Liesa, no Rio — Foto: Thaís Espírito Santo/g1 Rio
Sede da Liesa, no Rio — Foto: Thaís Espírito Santo/g1 Rio

Entenda o critério de desempate

O último quesito lido durante o sorteio é o primeiro no critério de desempate. Só haverá empate, aliás, se duas ou mais escolas obtiverem os mesmos subtotais das notas válidas nos nove quesitos durante a apuração.

Houve uma alteração no regulamento. A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) reduziu o número de jurados. Em 2022, foram cinco julgadores para cada um dos nove quesitos. Agora, são quatro notas para os mesmos nove quesitos, e será descartada a menor delas. A diminuição tornará a apuração mais rápida, já que serão 432 notas para ler, ante as 540 anunciadas em 2022.

O avaliador concede entre 9 e 10 pontos, podendo fracioná-los em décimos, devendo justificar sempre que não der a nota máxima — idealmente, o jurado precisa apontar especificamente onde e quando viu a falha.

O que cada quesito julga

Em ordem alfabética:

  • Alegorias e adereços: é dividido nos subquesitos concepção e realização. No primeiro, avaliam-se a adequação dos itens ao enredo e a criatividade, desde que haja significado. No segundo, valem a impressão causada pelas formas, materiais e cores, o acabamento (inclusive das partes traseiras e geradores) e o papel e a fantasia dos destaques. Perde pontos a escola que deixar pedaços de fantasias, materiais estranhos ou geradores aparentes.
  • Bateria: a manutenção regular e a sustentação da cadência em consonância com o samba-enredo; a perfeita conjugação dos sons emitidos pelos vários instrumentos; e a criatividade e a versatilidade.
  • Comissão de Frente: em indumentária, a capacidade de impactar o público. Em apresentação, se o saudaram e se foram coordenados e síncronos. Perde ponto a comissão que perder parte da roupa.
  • Enredo: em concepção, valem o argumento, o desenvolvimento a importância e a densidade cultural. O jurado avalia a clareza, a coerência e a coesão na roteirização do desfile, de modo a facilitar o entendimento do tema. Também conta pontos a criatividade no enfoque ou “recorte” escolhido. Em realização, é vista a adaptação do conceito para o que é apresentado na Avenida, como a sequência das alas e alegorias, a criatividade e a carnavalização do tema proposto. Perde pontos a escola que não apresentar na pista alegorias, tripés ou alas descritos no roteiro. Itens a mais ou trocados também geram punição.
  • Evolução: é a fluência da apresentação. O julgador avalia a espontaneidade, a criatividade, a empolgação e a vibração dos desfilantes, bem como a coesão do desfile —a manutenção de espaçamento o mais uniforme possível entre alas e alegorias. Perde pontos a escola que deixar buracos ou permitir que alas se misturem.
  • Fantasias: em concepção, a adequação ao enredo e a criatividade. Em realização, a impressão causada pelas formas, materiais e cores; o acabamento e a leveza; e a uniformidade de detalhes. Perde ponto a escola com desfilantes com roupas incompletas.
  • Harmonia: é o entrosamento entre o ritmo e o canto, e o avaliador deve estar atento à perfeita igualdade do canto do samba-enredo pelos componentes, em consonância com o intérprete e a manutenção da tonalidade; há punição se qualquer integrante for flagrado sem cantar.
  • Mestre-sala e Porta-bandeira: contam pontos a roupa, o bailado, a harmonia do casal e a proteção do pavilhão. Perde ponto a dupla que deixar a bandeira enrolar ou que perder parte da fantasia.
  • Samba-enredo: para a letra, adequação ao enredo, a riqueza poética, beleza e bom gosto e à adaptação dos versos com os desenhos melódicos. Para a melodia, as características rítmicas, a riqueza, a beleza e o bom gosto e a capacidade de facilitar o canto e a dança dos desfilantes.
Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...

Deputados aprovam pedido de empréstimo de US$ 600 milhões do Governo do Piauí

Segundo a justificativa do Executivo, o valor será utilizado na reestruturação da dívida estadual. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...
spot_img

Sala do Empreendedor de Jerumenha é certificada com Selo Ouro pelo SEBRAE

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Jerumenha foi certificada com o Selo Ouro de...

Veículos com mais de 20 anos de uso não vão pagar mais IPVA

Emenda constitucional foi promulgada nesta terça-feira O Congresso Nacional promulgou hoje (9) a Emenda Constitucional 137/25 que isenta veículos com...
spot_img

Posts Recomendados