Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Fernando Haddad indica Galípolo para assumir diretoria de política monetária do Banco Central

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Gabriel Galípolo, atual secretário-executivo da pasta, foi escolhido para assumir a diretoria de política monetária da autarquia

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (8) os dois indicados do governo para compor a diretoria do Banco Central.

De acordo com Haddad, Gabriel Galípolo, atual secretário-executivo da pasta, foi escolhido para assumir a diretoria de política monetária da autarquia e o servidor Ailton Aquino dos Santos foi indicado para assumir a diretoria de fiscalização do BC.

Gabriel Galípolo Foto: Divulgação

As indicações ocorrem em meio a insatisfação do governo com Roberto Campos Neto e a escolha deixa aberta a possibilidade de Galípolo futuramente assumir o lugar do atual presidente do BC, cujo mandato vai se encerrar em dezembro de 2024.

“Ele está indo para lá com a autonomia necessária para cumprir a lei, a mesma lei que os outros sete membros do Copom tem que respeitar”, avaliou.

O ministro também anunciou quem substituirá Galípolo na Secretaria-Executiva do Ministério da Fazenda caso seu nome seja aprovado para compor a diretoria do BC. O escolhido foi Dario Durigan, que foi assessor especial de Haddad quando ele foi prefeito de São Paulo e hoje trabalha no Whatsapp no Brasil.

De acordo com Haddad, o anúncio de Galípolo só não foi feito antes porque esperava uma conversa com Durigan para que sua escolha para a Secretaria-Executiva fosse divulgada ao mesmo tempo. Essa conversa aconteceu no fim de semana.

O ministro disse que a primeira pessoa a sugerir o nome de Galípolo para a autoridade monetária foi o presidente do BC.

“A primeira vez que ouvi o nome do Galípolo no BC partiu do Roberto Campos Neto. Estava no G20 na Índia, fomos almoçar juntos e foi a primeira pessoa que mencionou o Galípolo no BC no sentido de entrosar as equipes [do BC e da Fazenda]. Depois dele, muitas outras indicaram [ele]”, disse Haddad.

A escolha de Galípolo foi feita, prosseguiu Haddad, com essa intenção de procurar um entrosamento entre BC e Fazenda. ” Todo mundo é testemunha do esforço feito de parte a parte no sentido de permitir coordenação maior das políticas fiscais e monetárias, dar um direcionamento único”, avaliou.

“Sempre fui um crítico do divórcio da política monetária e fiscal, até porque uso sempre a metáfora de que são braços do mesmo organismo trabalhando para o mesmo propósito”, continuou.

POR FOLHAPRESS

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Alexandre de Moraes determina “prisão imediata” de Fernando Collor de Mello

Ex-presidente foi condenado pela Corte a 8 anos e 10 meses de prisão por participação em um esquema de...

Sala do Empreendedor de Guadalupe atinge nível máximo de excelência e recebe Selo Diamante 2024 do SEBRAE

Por Gleison Fernandes. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou um feito inédito ao conquistar o Selo Diamante 2024, a...

Chuvas intensas devem persistir no Piauí até o fim de abril, alerta Semarh

Entre os dias 26 e 28 de abril, espera-se um volume de precipitação entre 50 e 100 milímetros nas...

Após ser acusado de agredir esposa, médico Lasaro Laignier é encontrado morto em Barão de Grajaú

Mais cedo, ele havia sido denunciado pelo jornalista Wellington Raulino por agredir e ameaçar a própria esposa. O médico cirurgião...
spot_img

Agespisa anuncia início de operação da Águas do Piauí em 33 cidades; adesão ao PDV chegou a 70%

Prestes a encerrar o prazo de transição da Empresa de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) para a Águas...

Bebê morre após comer açaí supostamente envenenado; prima segue internada na UTI

Uma bebê de oito meses morreu e uma mulher está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) após consumirem um...
spot_img

Posts Recomendados