Fifa permite que jogadores suspendam contratos com times russos e ucranianos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Vínculo será suspenso até o dia 30 de junho deste ano; durante esse período, atletas poderão atuar por clubes de outros países.

Em razão da invasão russa à Ucrânia, a Fifa anunciou nesta segunda-feira (7) uma série de medidas para proteger jogadores e clubes de futebol dos países envolvidos enquanto durar a guerra no Leste Europeu.

Divulgação Fifa

A mais importante delas é a suspensão automática dos contratos de jogadores e treinadores estrangeiros com clubes da Ucrânia até o fim da temporada no país (em 30 de junho deste ano), sem que haja necessidade de qualquer ação das partes envolvidas. Dessa forma, os atletas nessa condição poderão jogar por outros clubes durante esse período.

No caso da Rússia, os jogadores e treinadores estrangeiros terão o direito de suspender unilateralmente seus contratos de trabalho com os clubes afiliados à União de Futebol da Rússia até o fim da temporada (também no dia 30 de junho).

“A suspensão de um contrato de acordo com os parágrafos acima significará que jogadores e treinadores serão considerados ‘sem contrato’ até 30 de junho de 2022 e, portanto, terão a liberdade de assinar um contrato com outro clube sem enfrentar consequências de qualquer tipo”, diz nota publicada pela Fifa.

A Fifa decidiu também que irá flexibilizar as janelas para inscrição dos jogadores de clube russos ou ucranianos em times de outros países. Assim, esses atletas “poderão inscrever-se mesmo que o período de inscrição esteja encerrado na associação do clube com o qual celebrem um novo contrato”.

A federação acrescenta que, “para que essa exceção seja aplicável e proteja a integridade das competições”, o registro dos jogadores que deixaram a Ucrânia ou a Rússia por causa da guerra precisa ocorrer até o dia 7 de abril. Os clubes também têm o direito de registrar, no máximo, dois jogadores que se beneficiaram dessa exceção.

Sobre os atletas com menos de 18 anos que decidirem fugir da Ucrânia por causa do conflito, a Fifa anunciou que isentará os menores refugiados da regra que impede a transferência internacional de jogadores que ainda não tenham completado a maioridade.

Federação de jogadores pede mais ações

Também por meio de nota, a Federação Internacional dos Jogadores de Futebol disse que, “embora algumas medidas adotadas hoje [pela Fifa] sejam úteis”, as ações ainda são “muito tímidas”.

“Será difícil para os jogadores encontrarem emprego pelo resto da temporada com a incerteza pairando sobre eles e, dentro de algumas semanas, eles estarão em uma situação muito difícil novamente”, diz a federação.

A entidade classifica ainda que a medida é insatisfatória “mesmo para jogadores vinculados a contratos de curto prazo na Rússia –onde os contratos normalmente terminam em dezembro– e que podem não querer ou poder retornar após 30 de junho de 2022”.

A federação diz ter recomendado à Fifa na semana passada que os jogadores afetados pela guerra deveriam ter permissão para rescindir seus contratos. “É decepcionante que outras partes interessadas neste processo não estivessem preparadas para concordar com este importante passo”, diz a entidade.

Com informações da CNN Esporte

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeitura de Bertolínia entrega óculos a crianças atendidas pela Carretinha da Saúde

A Prefeitura de Bertolínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de óculos infantis às crianças...

Motorista é preso com 26 kg de cocaína em fundo falso de carro na BR-316 no Sul do Piauí

Um homem foi preso em flagrante, suspeito de tráfico de drogas e adulteração de veículo Cerca de 26 quilos de...

Polícia Militar inicia operação especial de segurança para o Carnaval em todo o Piauí

A Polícia Militar do Piauí realiza, na próxima quinta-feira (12), o lançamento do reforço especial de segurança para o...

Flávio Bolsonaro, diferente do pai, foca na classe política e evita aproximação com militares

Senador também tem foco no convencimento do mercado financeiro, com pitadas de política internacional O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato...
spot_img

Lula negocia com partidos do centrão e mira vice do MDB para isolar Flávio Bolsonaro

Petista tenta afastar os principais partidos do centrão da candidatura de Flávio, mas tentativa de atrair o MDB é...

CNH poderá ser cassada sem aviso prévio em 2026; confira os motivos

A digitalização dos Detrans ampliou o controle sobre a CNH, fazendo com que erros burocráticos passem a gerar bloqueio...
spot_img

Posts Recomendados