A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) realizou a fiscalização de quase 700 empresas em 2024, que resultaram na detecção de omissões de receitas, que, posteriormente, se transformaram em recuperação de recursos. Conforme o órgão, esses recursos são responsáveis por quase 40% da arrecadação estadual.
As ações fiscais foram realizadas por equipes da Unidade de Fiscalização de Empresas (Unifis). Conforme o diretor do setor, Edson Marques, os recursos recuperados nessas ações são destinados ao Tesouro Estadual e revestidos para o financiamento de áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
“Intensificamos as nossas ações para promover a justiça fiscal e fortalecer a arrecadação estadual. Trabalhamos fortemente para combater crimes tributários e outros ilícitos financeiros, como a lavagem de dinheiro. Além disso, somos cada vez mais referência em inovação tecnológica no setor fiscal. Tudo isso contribui para um ambiente tributário mais eficiente e transparente, que é convertido em melhorias concretas à população nas mais diversas áreas”, frisou o diretor.
A Unifis realiza o monitoramento contínuo dos contribuintes de maior capacidade contributiva, que, devido ao seu grande potencial econômico, têm impacto significativo na arrecadação estadual. Esse monitoramento é baseado nas informações das declarações EFD e de outros relatórios, com o objetivo de acompanhar de perto o comportamento fiscal desses contribuintes e seus setores econômicos, garantindo o correto pagamento dos tributos e cumprimento das obrigações fiscais.