Flamengo conquista oitavo título do Brasileirão com vitória sobre o Ceará no Maracanã

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com gol decisivo de Samuel Lino, equipe carioca assegura mais um troféu nacional e reacende debate sobre a contagem de títulos após a polêmica de 1987.

O Flamengo se sagrou campeão do Brasileirão nesta quarta-feira (3), no Maracanã. A equipe carioca derrotou o Ceará por 1 a 0, em partida válida pela 37ª rodada da competição nacional.

O gol do título do Mengão foi marcado pelo ponta Samuel Lino. Este foi o quarto tento do atacante de 25 anos com a camisa do time rubro-negro em 28 jogos na temporada. Ele chegou no clube em julho, anunciado como reforço mais caro da história da equipe.

Equipe do Flamengo levantando a taça do Brasileirão • Buda Mendes/Getty Images

Este é o oitavo título do Flamengo no Campeonato Brasileiro (1980, 1982, 1983, 1992, 2009, 2019, 2020 e 2025). Vencedor do Módulo Verde da edição de 1987, a Confederação Brasileira de Futebol considera o Sport como único campeão do torneio.

O Rubro-Negro encerra sua campanha na liga nacional no próximo domingo (7), às 16h (de Brasília), quando visita o Mirassol no Estádio José Maria de Campos Maia, o Maião.

Sobre a partida

Em busca de confirmar o título do Brasileirão, o Flamengo chegou logo aos três minutos, em finalização do volante Jorginho de fácil defesa para o goleiro Bruno Ferreira. Já aos 26, o próprio Jorginho arriscou de fora da área e mandou para fora.

Após insistir, o Mengão saiu na frente na marca de 37 minutos. O meia Jorge Carrascal encontrou ótimo passe para o ponta Samuel Lino, que bateu por baixo das pernas do goleiro adversário para abrir o placar no Maracanã.

Atrás na partida, o Ceará passou a se lançar mais vezes ao ataque a partir da volta do intervalo. Aos seis minutos, o ponta Fernandinho cruzou na segunda trave e o lateral Fabiano Souza apareceu desviando para fora. Pouco depois, o próprio Fernandinho acertou um cruzamento perigoso e o zagueiro Léo Pereira afastou o perigo.

O Flamengo voltou a assustar na marca de 14 minutos. O meia Giorgian de Arrascaeta enfiou a bola para o atacante Bruno Henrique, que chutou nas mãos de Bruno Ferreira. Nos minutos seguintes, os cariocas apenas administraram.

Equipe do Flamengo levantando a taça do Brasileirão • Buda Mendes/Getty Images

A polêmica de 1987

A contagem de títulos do Brasileirão ainda esbarra na polêmica de 1987. Naquele ano, o Clube dos 13 organizou a Copa União, vencida pelo Flamengo, enquanto a CBF realizou paralelamente o Módulo Amarelo, cujo campeão foi o Sport. A confusão começou quando a CBF determinou um quadrangular entre os dois módulos, recusado pelo Flamengo.

Anos depois, a Justiça reconheceu o Sport como campeão oficial de 1987, posição mantida pela CBF. Mesmo assim, o tema ainda é bastante debatido e causa divergência.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Zé Pereira em Barão de Grajaú terá Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, no Bloco do Povão

O Bloco do Povão promete abrir a festa com muita animação e tradição na Praça da Matriz, reunindo moradores...

Brasil registra alta no número de pessoas desaparecidas, atingindo recorde em 2025

Em 2025, 84 mil pessoas desapareceram no Brasil; número é o maior registrado desde o início da série histórica,...

Piauí tem alerta de chuvas intensas para 159 municípios

A previsão é de precipitações entre 30 e 60 mm por hora, acompanhadas de ventos fortes de 60 a...

Lula apoia soberania da Venezuela e espera se encontrar com Trump em março

Presidente falou sobre agenda internacional, relações com EUA e defendeu a soberania da Venezuela em relação aos EUA A declaração...
spot_img

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio principal vai a R$ 102 milhões

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6. Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.965 da Mega-Sena, realizado...

Mesmo com enquete favorável à avenida, GuadaFolia 2026 será no Balneário por questão de estrutura, explica o prefeito Jesse James

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA O prefeito de Guadalupe, Jesse James, anunciou nesta terça-feira, 27 de janeiro, que...
spot_img

Posts Recomendados