Flávio Dino diz que é questão de tempo para cepa indiana circular no Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governador do Maranhão disse que ainda não há transmissão local, mas sem controle em portos e aeroportos, variante deve circular rápido.

Diante da confirmação dos primeiros casos de Covid com a variante indiana, o governador do Maranhão Flávio Dino (PC do B), disse em entrevista ao canal CNN Brasil na noite deste sábado (22) que sem controle sanitário nos portos e aeroportos , é ‘questão de tempo’ para que a cepa circule pelo país.

Flávio Dino – Foto: Marcos Corrêa/PR

Na ocasião, Dino detalhou todo o monitoramento que tem sido feito no Maranhão para evitar que a cepa se espalhe, mas lamentou a falta da mesma preocupação em âmbito nacional.

“O Brasil é muito grande e não tem controle sanitário em aeroportos e portos. Por isso, acredito que, lamentavelmente, é questão de tempo para que a chamada cepa indiana também esteja circulando no Brasil”, afirmou.

Para o governador, é essencial que as barreiras sejam implementadas pela Anvisa nos portos e aeroportos imediatamente.  Para ele, é uma questão urgente. “Não há dúvida de que uma medida rigorosamente imprescindível e urgente são as barreiras em aeroportos e portos por parte da Anvisa”,  disse. 

“Todos os estados estão prontos a colaborar se houver a autorização. No Maranhão, não precisa nem a Anvisa fazer, só autorizar que nós fazemos, porque consideramos altamente necessário”. 

CONTROLE NO MARANHÃO – Dino detalhou o que vem sendo feito em solo maranhense para impedir a transmissão local. A cepa indiana é considerada de ‘alerta’ pela Organização Mundial da Saúde. 

“Nós adotamos as providências que nos cabiam no que se refere ao controle sanitário no hospital, ou seja, a testagem e todas as recomendações para toda a equipe que teve contato com o paciente internado. Notificamos a empresa armadora do navio e a Vale, proprietária do porto, para que não haja a atracação do navio até que haja a liberação sanitária”, frisou. 

MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIA MEDIDAS 

Com a preocupação diante da nova cepa, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga apontou que  o Governo vai implementar barreiras sanitárias em aeroportos, rodoviárias e rodovias para conter a entrada da variante indiana da Covid-19.

Além disso, serão enviados 600 mil testes rápidos para o Maranhão, no sentido de acompanhar uma possível disseminação da variante indiana. 

“Qualquer passageiro que tiver teste rápido positivo fará RT-PCR com a pesquisa também genômica no intuito de detectarmos a possibilidade da variante indiana. Estamos atentos também a possíveis casos que podem surgir em outros estados, e a conduta será a mesma”, comentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Nova lei de transparência exige mudanças nos postos de combustível do Piauí

A nova legislação tem como objetivo principal garantir que os consumidores recebam informações claras e elaboradas sobre a composição...

Testes de sirenes serão realizados em Guadalupe nos dias 5 e 6 de dezembro como parte do plano de segurança da barragem de Boa...

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A barragem de Boa Esperança, localizada em Guadalupe, Piauí, será o foco de...

Presidente da Câmara de Jerumenha prestigia evento de cultura e respeito à consciência negra no povoado Artur Passos

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O vereador Raulys Gama, presidente da Câmara Municipal de Jerumenha, participou de uma...

Expoapi 2024 deve gerar R$ 300 milhões em negócios e atrair 400 mil pessoas

O evento contará com leilões, ações de networking e shows com grandes atrações nacionais e locais, todos com entrada...
spot_img

Ministro Wellington Dias admite diálogo com ex-aliados e deixa em aberto aliança entre PT e PP

As declarações deixam em aberto as especulações de tratativas para um possível acordo. A reaproximação entre os dois partidos veio...

Ministério da Saúde destina mais de R$ 90 milhões para ações do Programa Saúde na Escola

Os repasses serão feitos conforme o desempenho dos municípios nas ações de saúde escolar, incluindo prevenção de obesidade, promoção...
spot_img

Posts Recomendados