Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Fortalecimento do Bolsa Família e do CadÚnico: Rede Federal lança Plano de Ação para 2025

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A iniciativa tem como objetivo reforçar a transparência, aprimorar a fiscalização das gestões e combater fraudes

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome lançou, nesta terça-feira (18.03), o Plano de Ação da Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para o ano de 2025. A iniciativa tem como objetivo reforçar a transparência, aprimorar a fiscalização das gestões e combater fraudes, garantindo que os benefícios sociais cheguem a quem realmente precisa.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, reforçou a importância da iniciativa. “Quando a Rede Federal foi estabelecida, eu fiz questão de dialogar com o presidente Lula para que ela pudesse abarcar o programa âncora, que é o Bolsa Família, mas também o Cadastro Único e todos os programas que têm o Cadastro Único como referência”, lembrou. “São 48 programas. Olha só o tamanho da responsabilidade para todos nós. Não só programas municipais, mas também estaduais e até mesmo do setor privado têm o CadÚnico como referência”, completou.


O combate a fraudes e a disseminação de informações confiáveis são aspectos centrais para manter a credibilidade do CadÚnico e do Bolsa Família. O coordenador da Rede Federal de Fiscalização, João Paulo de Faria Santos, destacou a importância da iniciativa. “Estamos concretizando a ideia do presidente Lula e da lei do novo Bolsa Família, criando uma rede federal de fiscalização que transforme esses programas em patrimônios nacionais, de responsabilidade de todo o governo”, disse.

O coordenador ainda reforçou os avanços que a Rede já teve desde a sua criação em outubro de 2023, como a de uma Unidade de Gestão de Riscos dentro da Sagicad (Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único-MDS), acordos com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e com o Tribunal de Contas da União (TCU), que resultaram no cadastro dos mais de 5 mil municípios, e a criação do Grupo Técnico de Redução da Litigiosidade entre Defensoria Pública da União (DPU) e a Advocacia Geral da União (AGU). O plano também reforça a colaboração entre órgãos como a CGU, a AGU e a Secretaria-Geral da Presidência da República, fortalecendo a estrutura do programa.

Estamos concretizando a ideia do presidente Lula e da lei do novo Bolsa Família, criando uma rede federal de fiscalização que transforme esses programas em patrimônios nacionais, de responsabilidade de todo o governo.”

João Paulo de Faria Santos, coordenador da Rede Federal de Fiscalização

Clarice Costa Calixto, procuradora-geral da União, enfatizou o apoio da entidade “Quando a gente vê esse conjunto de ações que está aqui apresentado como plano, apenas deste ano de 2025, fica muito claro que é muito mais do que fiscalizar o que nós estamos fazendo nesse momento, estamos nos comprometendo com um conjunto de medidas concretas de fortalecimento do Bolsa Família e do CadÚnico”, afirmou.

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, também reforçou a importância da iniciativa. “A fiscalização deste processo, é fundamental para a execução bem-sucedida deste programa [Bolsa Família]. Cada recurso, cada centavo destinado ao Cadastro Único, é um investimento na cidadania, na justiça social. Cada recurso que é desviado do Cadastro Único é um crime contra a vida. A criação desta Rede é tão importante como o programa propriamente dito’.

Estrutura do Plano de Ação

O plano se baseia em três eixos principais:

  • Prevenção: Busca evitar fraudes e irregularidades no sistema por meio da gestão de riscos e da promoção de boas práticas.
  • Fiscalização: Envolve monitoramento constante e aprimoramento dos mecanismos de controle para evitar uso indevido dos recursos.
  • Qualificação: Foca na capacitação de profissionais, fortalecimento do controle social e melhoria dos dados utilizados na gestão dos programas.

Principais Ações Estratégicas

Seis ações foram estabelecidas para fortalecer a gestão e a segurança do programa:

  1. Organização de Missões Institucionais: visa aprimorar o diálogo entre os gestores federais, estaduais e municipais e garantir a correta aplicação dos recursos.
  2. Consolidação da Unidade de Gestão de Riscos e Pesquisa Estratégica do Cadastro Único: estruturar diretrizes de prevenção e detecção precoce de fraudes.
  3. Enfrentamento à Desinformação: monitoramento e resposta ágil a fake news relacionadas aos programas sociais.
  4. Alinhamento Estratégico do Controle e da Fiscalização: fortalecimento da colaboração entre órgãos de controle.
  5. Promoção de Boas Práticas de Gestão e Controle Social: disseminação de experiências bem-sucedidas para aperfeiçoar a administração dos benefícios.
  6. Fortalecimento da Participação Social: Incentivar o engajamento da sociedade na fiscalização dos programas.

Grupos Técnicos:

GT 1 – Redução de Litigiosidade

GT 2 – Orçamento, Fiscalização e Estruturação do SUAS

GT 3 – Aperfeiçoamento do benefício de Prestação Continuada (BPC)

Diretrizes do Plano

  • Não criminalização da pobreza;
  • Aprimoramento do cruzamento de dados e ampliação das bases de informação;
  • Combate estruturado a fraudes, incluindo crimes cibernéticos;
  • Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos estados e municípios;
  • Maior transparência e comunicação com a sociedade.

Expectativas e Impactos

Com a implementação do plano, o governo pretende ampliar a eficiência na concessão de benefícios, garantindo que as famílias mais vulneráveis tenham acesso aos programas sociais de maneira justa e transparente. A prevenção contra fraudes nas gestões e a disseminação de informações confiáveis são considerados passos fundamentais para assegurar a credibilidade do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família.

O evento de lançamento contou com a presença de autoridades governamentais e representantes de órgãos de controle para apresentar as estratégias de qualificação, fiscalização e prevenção a fraudes nos programas sociais.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Vereador e ex-comandante da GCM de Parnaíba são assassinados em Teresina

As vítimas foram identificadas como Thiciano Ribeiro, vereador de Parnaíba, e Penélope de Brito, ex-chefe da guarda civil de...

Instagram vai limitar quem pode fazer transmissões ao vivo

O objetivo do Instagram com esta decisão prende-se com a baixa qualidade das transmissões ao vivo que eram feitas...

PF cumpre mandados contra grupo que causou prejuízo de R$ 6 milhões ao INSS em Teresina

A investigação teve origem na análise de provas obtidas na Operação Bússola, que identificou seis novos envolvidos no esquema...

Pais de Anthony, de 3 anos, fazem campanha solidária em Guadalupe para arrecadar R$ 100 mil para tratamento

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A cidade de Guadalupe se mobiliza em torno de uma causa solidária: ajudar...
spot_img

Piauí terá cadastro público de agressores condenados por violência contra a mulher

Lista ficará disponível na internet com informações pessoais e processuais dos condenados, acessível a toda a população. Foi aprovado nesta...

Padre é indiciado por estupro e afastado das funções religiosas em Brejo do Piauí

A polícia chegou a pedir a prisão do sacerdote, mas a Justiça negou. O padre José Washington Barros Mesquita, da...
spot_img

Posts Recomendados