CidadesForte terremoto abala Turquia e Grécia e provoca ao...

Forte terremoto abala Turquia e Grécia e provoca ao menos 19 mortes

-

spot_img

Um forte terremoto de 7 graus de magnitude abalou o Mar Egeu nesta sexta-feira (30) perto da Turquia e da Grécia, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês). Pelo menos 17 pessoas morreram na Turquia e outras 2 na Grécia. Há ainda um total de 709 feridos.

O terremoto provocou desabamentos em diversas regiões na Turquia. Pessoas relataram nas redes sociais a ocorrência de pequenos tsunamis em algumas cidades da costa turca.

Imagem – Reprodução

Na cidade de Izmir, as pessoas que estavam nos edifícios correram para as ruas em busca de proteção. O prefeito contou à CNN que ao menos 20 prédios foram destruídos na região.

Também foram destruídos edifícios nas cidades de Bornova e Bayrakli, e outros apresentaram rachaduras.

Imagens exibidas por uma emissora local mostraram um carro coberto por escombros de um prédio que desabou e pessoas em busca de sobreviventes em meios aos destroços.

“É uma situação catastrófica (…) Mas é importante ressaltar que o impacto disso é muito relativo e depende muito da região. (…). A causa disso é a colisão de duas grandes placas tectônicas: Euroasiática e Africana. Mas é uma situação frequente, dentro do contexto geológico, naquela região do Mediterrâneo. Espanta as construções não terem sido preparadas para este tipo de evento”, avaliou o geólogo Pedro Luiz Cortês em entrevista à CNN.

Terremoto de 7 graus de magnitude abala o Mar Egeu. Mapa mostra local do epicentro –
Foto: Reprodução – 30.out.2020 / Earthquake Track

“Nossas equipes continuam os trabalhos de busca no local”, disse o ministro do Interior da Turquia, Suleyman Soylu, no Twitter.

O epicentro do terremoto foi registrado a 17 km da costa de Izmir e com 16 km de profundidade, informou a Presidência de Gestão de Desastres e Emergências da Turquia (AFDA, em inglês).

Zeki Soysal, um morador de Izmir, contou à CNN que conseguiu deixar o prédio em que estava pouco antes de desabar. “Havia uma idosa no edifício, mas a salvamos, ela saiu. Há outro prédio perto desse. Eles continuam tentando retirar as pessoas”, disse ele.

O abalo também foi sentido a 14 km de Néon Karlovásion, na ilha grega de Somos. Os moradores da região, cuja população é de cerca de 45 mil habitantes, foram aconselhados a deixar as áreas costeiras.

“Foi um terremoto muito forte. É difícil ter um grande”, afirmou Eftyhmios Lekkas, chefe da organização de planejamento antissísmico da Grécia, à emissora Greece’s Skai.

(Com informações da Reuters)

Da CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Enem 2021 só deverá ser realizado em janeiro do ano que vem

A prova relativa a 2020 foi adiada em função da pandemia e realizada só em janeiro de 2021, com...

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória; veja calendário

Caso o beneficiário não faça a comprovação de vida, o benefício pode ser suspenso ou bloqueado. O Instituto Nacional do...

‘Nada vai intimidar a CPI’, diz Renan Calheiros à CNN

Relator diz que governo tenta intimidar os trabalhos da comissão e 'não tem sequer uma linha de defesa'. Em entrevista...

YouTube pagará a criadores de conteúdo para usarem rival do TikTok

A empresa tem um orçamento de aproximadamente 540 milhões de reais. O sucesso do TikTok a nível mundial fez com...
spot_imgspot_img

AGU pede ao Supremo que garanta direito de Pazuello de ficar calado em depoimento à CPI

Depoimento já precisou ser adiado porque Eduardo Pazuello disse ter tido contato com pessoas com Covid. AGU também quer...

Painel da OMS: Pandemia “poderia ter sido evitada” se mundo tivesse agido antes

Painel independente nomeado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) conclui que emergência da Covid-19 deveria ter sido declarada mais...
spot_img

Posts Recomendados