Funcionários de Bashar al-Assad se preparam para sair de Damasco, diz porta-voz

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Comando de Operações Militares tem demonstrado avanço rápido com a captura de Aleppo, Hama e Homs

O grupo rebelde Comando de Operações Militares afirmou que altos funcionários do regime de Bashar al-Assad estão se preparando para sair de Damasco , enquanto intensificam avanços estratégicos no país. A informação foi divulgada pelo porta-voz tenente-coronel Hassan Abdul Ghani, no sábado (7).

“Um grupo de altos funcionários do regime e oficiais na capital, Damasco, está coordenando conosco para garantir sua deserção”, declarou o oficial. Ele acrescentou que isso gerou desconfiança entre líderes militares do regime, com acusações mútuas de traição e colaboração com os rebeldes.

Até agora, mais de 300 mil civis foram mortos ao longo de mais de uma década de combates na guerra civil, segundo a ONU. Milhões de pessoas foram deslocadas, gerando uma crise humanitária na região.

REUTERS/Mahmoud Hasano

Avanço rebelde

O Comando de Operações Militares, aliança rebelde formada há pouco mais de uma semana, tem demonstrado avanço rápido. Após capturar Aleppo na semana passada, os rebeldes tomaram Hama na quinta-feira (5) e afirmaram ter entrado em Homs no sábado (7). O avanço se dá ao longo da principal estrada que leva à capital Damasco, que está cada vez mais cercada.  

Do sul, outros grupos rebeldes lançaram uma ofensiva na sexta-feira (6) e já declararam ter alcançado “os portões” de Damasco. 

Entenda o conflito

A guerra civil na Síria , que já dura 13 anos, ganhou novos desdobramentos neste sábado (7), com os rebeldes Jihadistas da Organização para a Libertação do Levante (HTS) avançando em territórios controlados pelo governo de Bashar al-Assad . O grupo tomou a cidade de Homs , um ponto estratégico que conecta Damasco à costa mediterrânea, além de Sanamayn , a 20 km da capital, e a província de Suweida , próxima à Jordânia .

Esses movimentos ocorreram dias após a conquista da estratégica cidade de Hama e de Aleppo , a segunda maior cidade do país, marco inicial da ofensiva mais significativa desde o início do conflito. Em resposta, forças do Exército sírio recuaram, e milhares de soldados atravessaram a fronteira para o Iraque, conforme relataram autoridades locais.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Para segurar inflação, Banco Central sobe novamente juros para 12,25% e prevê mais altas

Taxa estava em 11,25%; esse é o maior aumento desde fevereiro de 2022. Inflação fora da meta no Brasil...

Novo procedimento em Lula já estava previsto após cirurgia, diz equipe médica

Médica explica que embolização evitará novos sangramentos A médica Ana Helena Germoglio, da equipe médica que cuida da saúde do presidente...

Mais um ministro do STF vota para responsabilizar redes sociais por conteúdo criminoso

Da mesma maneira que o ministro Dias Toffoli, Luiz Fux defendeu que a remoção de conteúdos considerados ofensivos ou...

Estudantes do Piauí vencem etapa nacional do Projeto Pioneiros

As estudantes desenvolveram uma Estação Elevatória Sustentável de Esgoto, utilizando materiais simples como motor de máquina de lavar e...
spot_img

Sem sequelas, Lula deve voltar às atividades na próxima semana

A equipe médica do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...

Câmara Municipal de Teresina aprova reforma administrativa encaminhada pelo prefeito eleito Sílvio Mendes

A proposta também cria as secretarias de Segurança Pública e de Articulação Institucional. A Câmara Municipal de Teresina aprovou na...
spot_img

Posts Recomendados